Tasca da Esquina

ganha o mais prestigiado prémio anual de S. Paulo, na categoria de melhor Restaurante Português

Na passada sexta-feira, dia 17 de Outubro, realizou-se a cerimónia de entrega de prémios da revista Veja Comer&Beber,  a revista mais influente do Brasil. Depois de três anos a competir na categoria “Melhor restaurante português de S. Paulo”, finalmente o prémio foi atribuído a Vitor Sobral e equipa. Ao ano passado, a Tasca da Esquina São Paulo, já tinha conquistado o prémio do “Melhor Português de S. Paulo”, que lhe fora atribuído pela concorrente direta, a Revista Prazeres da mesa. Além disso, a Tasca da Esquina foi o único restaurante a registar coerência na decisão entre jurados e público, ou seja, foi eleita o “Melhor restaurante português de S. Paulo” tanto pelos membros do júri como pelo público que participou na votação.

Este prémio é um reforço da aposta que Vitor Sobral e Equipa,  têm vindo a fazer na internacionalização de um conceito vencedor.  Reflete a importância e aceitação que a gastronomia portuguesa tem por esse mundo fora. Depois de ser pioneiro em Portugal, no âmbito da reinvenção da gastronomia portuguesa, na transformação do conceito de “Tasca”, lançou uma tendência que se alastra de norte a sul do país. Contudo, ser o primeiro faz toda a diferença. A originalidade sempre foi o forte de Vitor Sobral que, acima de tudo, defende a gastronomia tradicional portuguesa com unhas e dentes.  Uma defesa que lhe confere o título de embaixador da marca Portugal pelo mundo.

A vitória não é apenas de Vitor Sobral e equipa. É também de Portugal e dos portugueses. É graças ao trabalho desenvolvido, que a gastronomia portuguesa ganha cada vez mais notoriedade nomeadamente em mercados emergentes. Os produtos de Portugal além de viajarem com Vitor Sobral, ganharam mais vida através da montra da “Esquina”. Viajam para S. Paulo, João Pessoa e Angola, desde os vinhos, tachos, azeite, loiças, entre outros. Ainda este ano, Vitor Sobral vai inaugurar mais um restaurante em S. Paulo, a Taberna da Esquina, onde a indústria conserveira ganha uma nova importância.

No fundo, este é um trabalho de uma grande equipa,  fruto da criatividade de três Chef’s, Vitor Sobral, Hugo Nascimento e Luís Espadana. Um prémio merecido, o reflexo de muito trabalho. Mais uma conquista de Portugal no mundo, mais um título em honra dos portugueses. 

(Texto fornecido)