Um regresso à Comida Romana
Durante os anos 2021 e 2022 decorreu no Teatro Romano de Lisboa um ciclo de palestras sob o tema “À Mesa no Teatro Romano”. Foi agora publicada a revista Scaena V que contém a maioria das comunicações apresentadas. Recomendo a aquisição desta obra para todos aqueles que querem aprender um pouco mais sobre a herança cultural alimentar dos romanos que habitaram este território há dois mil anos.
Capa de Scaena V
Associada a este tema realizou a Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal uma conferência e posteriormente um almoço inspirado no receituário na obra O Livro de Cozinha de Apício, Inês de Ornellas e Castro, Relógio D’ Água, 2015, trabalho de consulta obrigatória para quem queira saber mais ou melhor entender a alimentação daquela época.
Menu
Eis o almoço servido dia 6 de fevereiro de 2024:
Gustationes
Pera, aipo e garum
Patina de espargos, cogumelos da Arrábida
Fercùla
Lula de Sesimbra em molho romano
Almondegas de aves liquamen, legumes assados, mel e ervas
Ménsae secundae
Requeijão – garum de pólen – papoila
(Patina doce de Tróia)
Vou sempre um pouco ansioso quando se trata de preparações culinárias baseadas em receituário antigo. Neste caso as receitas foram devidamente estudadas e não houve, felizmente, o atrevimento de as modernizar ou atribuir-lhe soluções por vezes catastróficas. No final da refeição tive a oportunidade de usar as seguinte expressão para comentar o almoço: “… a elegância deste almoço deve-se à simplicidade com que todos as iguarias foram preparadas.” De facto, tudo nos pareceu correto e com uma estética alimentar agradável. Os que tivemos a sorte de partilhar este almoço manifestámos a aprovação. Assim se fizesse para todos os eventos que reclamam a gastronomia do passado!
Comer bem, e entender melhor a História.
© Virgílio Nogueiro Gomes
A refeição foi confecionada pelos alunos da turma de Gestão e Produção de Cozinha 1º S, com a Chef Joana Melo Duarte, na Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal.