Bolo de Lisboa

Continuo com a mostra de outras receitas relacionadas com Portugal ou que na sua denominação usem a expressão “à portuguesa”. Não é o caso desta receita, mas é uma curiosidade estranha. Já perceberam que o limite temporal para estas receitas é 1900 e as razões estão bem explícitas no meu livro À Portuguesa…

O livro Le Petir cuisinier habile, é da autoria de Louise-Augustine Friedel (1758-1819), nasceu na Polónia e com pouca idade veio para França. Sabe-se pouco da sua biografia e parece que os seus livros são consequência da sua prematura viuvez e as edições seriam uma forma de aumentar os seus rendimentos. Este livro foi publicado em 1814 e supõe-se que terá tido várias edições no mesmo ano, dado que a edição que estudei regista que é “corrigida e aumentada”. Vive-se em França um período de grande agitação política. Cai o Primeiro Império de Napoleão Bonaparte, e Luis XVIII chega ao poder. A autora publicou ainda mais três livros de cozinha: La jeune cuisinière ou L'économe des petits ménages…; L'Art du confiseur ou Manière simple et facile... ; e La Petite cuisinière habile ou L'art d'apprêter les aliments... .Publicou ainda Memoires d'une mère infortunée, 1815.

Eis a primeira página da edição consultada:

gateaulisbonne 

 

Aparece neste livro uma receita de Gâteau de Lisbonne que apresento traduzida:

BOLO DE LISBOA

“Deixa-se derreter meia libra* de boa manteiga que se deve ir escumando. Quando arrefecer mexe-se durante meia hora num prato, até que aparente ser como natas; depois junta-se meia libra de açúcar em pó, e, mexendo sempre, juntam -se seis ovos,

um de cada vez, meia libra de farinha peneirada, casca de limão, ou noz-moscada ou água de flor de laranjeira pralinée, a gosto. Depois de tudo bem mexido, coloca-se a composição numa forma, previamente barrada com manteiga, onde vai cozer no forno três quartos de hora em calor moderado.”

Não fiz a receita, nem consegui perceber porque o bolo tem aquela denominação. Aqui fica um desafio de verão para quem me costuma ler poder experimentar.

Boas férias e aventurem-se na cozinha.

© Virgílio Nogueiro Gomes

*Libra = o,489 k