Arroz-doce, again

Arroz-doce é, possivelmente, a sobremesa portuguesa sobre a qual mais escrevi. E parece haver sempre algo mais para dizer. E para comer. Não me canso de comer arroz-doce, não precisa de ser muito doce, mas, para mim tem que ser cremoso. Para conhecer todas as variedades desta sobremesa pode ler clicando aqui. Também encontram muita informação sobre arrroz-doce no meu livro Doces da Nossa Vida, Marcador, 2014.

 

 

 

acton1

 

Pode parecer estranho utilizar, no título, a palavra inglesa again. Esta justifica-se por ter encontrado uma receita de “Aroce Doce (or Sweet Rice, à la Portugaise” no livro Modern Cookery for Private Families, da autoria de Eliza Acton e cuja primeira edição surgiu em 1845. Estudei a edição de 1864 que parece não ter alterações desde a data da primeira edição. Este livro chegou-me recentemente a casa já depois de estar na impressora o meu novo livro que será lançado dia 15 de setembro de 2021. Fiquem atentos a esta data! Este meu livro estuda receitas que se denominam “à portuguesa” e publicadas em livros estrangeiros até 1900. Este estudo parece interminável pois estão sempre a surgir novos (antigos) livros e teria que terminar em algum momento. O livro contempla o estudo de trinta e um livros e cento e dezoito receitas oriundas de vários países e quatro línguas estrangeiras.

 

 

acton2

Primeira página da edição estudada

 

Eliza Acton (17 abril 1799 – 13 fevereiro 1859), poetisa que se celebrizou com a publicação de um livro de cozinha destinado às famílias. É um livro extenso que para além das receitas apresenta algumas técnicas culinárias “inovadoras” para as famílias e que pareciam destinadas a chefes de cozinha, com ilustrações para melhor compreensão.

 

 

acton3

Exemplo de ilustração para peixes

Esta receita de arroz-doce, não difere muito de algumas receitas que ainda se confecionam atualmente em Portugal, com exceção da introdução de amêndoas e a aplicação da canela. Curioso é ler no meio da receita: “Esta é provavelmente a melhor preparação doce de arroz que já comemos, e é um dos mais favoritos pratos em Portugal…”. No livro há ainda outras referências a Portugal como o “Bolo Madeira”, e uma “Marmelada de Laranja” (A portuguese Receipt).

Eis a receita do arroz-doce:

 

acton4

Quem tiver curiosidade, e ler melhor a receita, poderei enviar em imagem com melhor resolução bastando fazer o pedido através do email deste Site.

Já tinha encontrado uma receita de “Arroz à Portuguesa” de Francisco Martinez Montiño, 1611, no livro Arte de Cocina…, e uma receita de “Para Fazer o Arroz à Portuguesa” no manuscrito de Francesco Gaudenzio, 1705, que mais tarde foi editado com o título Il Pan Unto Toscano. Nestas duas receitas encontramos uma receita comum de arroz-doce. Estas duas receitas constam do meu livro À Portuguesa – Receitas em Livros Estrangeiros até 1900 que oportunamente poderão ler a partir da data acima citada.

Boas receitas, depois de boas leituras.

© Virgílio Nogueiro Gomes