Almoço de domingo
Estive recentemente, num domingo, a almoçar no restaurante Panorama do Hotel Sheraton Lisboa. Para quem não conhece, fica logo impressionado com a vista sobre Lisboa, o Tejo ao fundo, e depois tentar identificar algumas referências lisboetas, o seu movimento em sete colinas e património contruído.
O almoço foi outra grande surpresa. Agora irá repetir-se todos os domingos com um serviço para poder ficar à mesa, conversar, almoçando e reunir as famílias. O objetivo destes almoços é provocar o sentido convivial à mesa com pratos ou sugestões para todos, incluindo os mais novos com pratos para eles confecionados expressamente. Quando me sugeriram pensei que seria bufete. Foi melhor, é que o bufete vem para a mesa. A refeição é constituída por um conjunto de petiscos que são colocados na mesa. Depois tem sempre um prato de peixe e outro de carne, com confeções culinárias diferentes e para finalizar um conjunto de sobremesas que vêm também para a mesa sem esquecer um prato de fruta. Claro que para estas propostas resultarem obrigam a um serviço de mesa cuidado como é hábito neste restaurante. Para nos garantir em relação ao desfilar de tradições portuguesas o livro “Cozinha Tradicional Portuguesa” de Maria de Lourdes Modesto, colocado no aparador de entrada, dá-nos as boas vindas.
Eis o meu almoço:
Azeitonas marinadas, amêndoas torradas, nozes, tâmaras, figos frescos, requeijão, queijo Serpa curado em azeite e tomilho, queijo Ilha, patanisca de camarão, folar com carnes, enchidos, cabeça de xara, manteiga, flor de sal, salada de quinoa, salada de tomate e salada de canónigos e rúcula
Patê de sapateira, pasta de atum, paté de azeitona, molho picante e molho verde
Pão recheado com queijo fresco de cabra e flat bread
Em serviço do carrinho, salmão fumado com seu jardim e presunto Pata Negra
Garoupa grelhada no carvão com puré de batata doce, cenouras baby e esparregado
Cabrito assado no forno com o seu arroz com miúdos
Surpresa do dia, um Soufflé de lima e pepitas de chocolate
Suspiro (cada um pode organizar a sua Pavlova, creme de ovos moles, molho de frutos vermelhos, leite creme queimado e um “doce da avó”
Pastel de nata, placa de chocolate com pistaches e tartelette de frutos vermelhos
Fruta fresca
Melhor do que olhar para as fotas é ir provar no local. Recomendo efetuem reserva.
Bom Apetite!
© Virgílio Nogueiro Gomes
Restaurante Panorama
Hotel Sheraton Lisboa
Rua Latino Coelho, 1
1069-025 Lisboa
TLF 213 120 000