LUZ, Iberostar Lisboa

 

 

 luz0

É conhecida a melhoria de qualidade dos restaurantes de hotel, e a sua prestação de serviços. A expressão negativa de “comida de hotel” está esquecida, e caiu em desuso. De facto, os hotéis têm apresentado soluções dos seus restaurantes muito virados para a modernidade, preocupados com a aquisição dos produtos e, se falarmos em termos gerais de restauração, os restaurantes de hotéis ganham em relação às instalações e conforto, e especialmente em relação ao serviço. Descansem os restaurantes autónomos que continuam a existir alguns com qualidade, mas muitos, veja-se a baixa de Lisboa, são de uma vulgaridade, e sem identidade gastronómica. O que parece ser promocional, as fotos dos pratos no exterior, muitas vezes desiludem mais do que abrem o apetite.

Fui já duas vezes ao restaurante LUZ do Hotel Iberostar. Depois de entrar no hotel não é fácil aceder ao restaurante porque faz falta sinalética indicadora. Quando se vai pela primeira vez a surpresa é ir para um piso inferior, imagina-se uma cave, mas depois abre-se a elevador e sente-se a luz do exterior e até se vê um jardim vertical que emoldura a piscina. O restaurante tem a parede que o separa da esplanada toda em vidro. Local tranquilo e de facto, com muita luz, e agradável conforto.

Vejamos o que já comi em duas refeições:

 

 

 

luz1

No couvert: Azeitona kalamata, Azeite virgem extra e vinagre Balsâmico DOPs e manteigas aromatizadas

 

 

 

 

luz2 

Cesto de pão

 

 

 

luz3 

Polvo confitado com Chouriço Alentejano e Migas de Batata Vitelote

 

 

 

luz4 

Filetes de Robalo com Legumes e Azeite

 

 

 

luz5 

Garoupa Corada sobre Arroz Malandrinho de Amêijoa à Bulhão Pato

 

 

 

luz6 

O Borrego e o Porco sobre Esparregado de Salsa e Legumes

 

 

luz7

Sorvete de Limão com Sangria de Frutos Vermelhos

 

 

 

luz8 

Farófias com Creme de Ovo e Frutas

 

 

 

luz9 

Cremoso de Abade de priscos com Massa Caramelizada e Sorvete de Pera Bêbeda

Nos comados da cozinha está Jorge Fernandes, um jovem chefe de cozinha promissor e que conheço bem de outros estabelecimentos de prestígio. Comida despretensiosa, bem confecionada e a lembrar-nos em permanência o gosto português.

© Virgílio Nogueiro Gomes

LUZ Restaurante
Hotel Iberostar
Rua Castilho, 64
1250-071 Lisboa

TL 215 859 000