Título: Pão, Azeite e Vinho
Autores: Pedro Rodrigues, Mouette Barboff, Francisco Lino e Sasha Lima
Editora: Objecto Anónimo, Lda
ISBN: 9789898962171
Nunca se disse tudo sobre a Dieta Mediterrânica. Nem é este livro que o faz. Mas, a surpresa deste livro é a sua organização, a simplicidade da linguagem e no fundo a facilidade de entendimento dos seus textos. É bom que se escreva para entendimento de todos. Além de que é um livro bonito, bem paginado, capa dura e atraente. Tem ainda a vantagem de ter poucas receitas. Dos autores conheço a Sasha Lima, e tive a sorte de ter podido conviver com a saudosa Mouette Barboff e de ter apresentado o seu último livro em Lisboa.
O livro é, claramente, uma aposta de identificação da Dieta Mediterrânica a partir de três produtos, o tripé: Pão, Azeite e Vinho, e identificando um autor para cada produto. Assim para o Pão são utilizado textos de Mouette Barboff e apresentação de Mário Rolando. Para o Azeite o texto de autoria de Francisco Lino e para o Vinho a sabedoria de Sasha Lima. Coube a coordenação e edição a Pedro Rodrigues que também escreveu a Introdução.
Voltando ao Pão, neste capítulo encontramos textos sobre: “A importância do pão para a humanidade”, “Os cereais utilizados no fabrico do pão em Portugal”, “O pão em Portugal” , “A situação atual” e a definição de “Pães tradicionais”. Aqui vamos encontrar ainda a forma de confecionar de treze pães com identidades regionais.
Para o Azeite também um conjunto alargado sobre questões relacionadas com a identificação do produto, as suas utilizações na culinária, as sua aplicações para a saúde, harmonização do azeite com a comida e uns quadros exemplificativos da “Utilização do azeite em alta temperatura” e “Harmonização do azeite com a comida”.
Para o Vinho mais um conjunto de textos sobre os vinhos e as castas portuguesas, sobre a fabricação do vinho e a identificação de vinhos específicos em algumas regiões de Portugal. Ainda e muito importante textos sobre “Vinhos e a gastronomia” e “Harmonização de vinhos com comida”.
O último capítulo é dedicado a “Receitas”, que felizmente são apenas oito. Fiquei encantado com a primeira: “Sopas de Cavalo Cansado” sobre a qual escrevi recentemente uma crónica que podem reler clicando aqui.
Um livro muito interessante e prático que recomendarei aos meus alunos. Obra bem ilustrada com muitas e boas fotos.
© Virgílio Nogueiro Gomes