Autor: Anabela Ramos
Editora: FICTA
ISBN: 9789899971486
Este é um dos livros que ansiava a sua chegada pelo correio. Conheço bem a sua autora e sei da sua preocupação em investigação séria e documentada.
Começa com um capítulo “Laranjas do mundo em Portugal” abordando as questões das laranjas azedas ou doces, as laranjas que nos chegaram da Índia ou da China, as laranjas da China ou de Portugal e ainda as questões relacionadas com as laranjas da Bahia ou da Califórnia.
O capítulo seguinte descreve a produção da laranja e os seus usos diversos. Também a laranja nos pomares e jardins, os mercados internos e a exportação, os usos medicinais e culinários, tanto da laranja como da água de flor de laranjeira.
O terceiro capítulo trata das diferentes áreas de produção de laranja em Portugal designadamente de Ermelo, Amares, Pala, Douro, Coimbra, Lisboa e Setúbal, Algarve e Açores. Para todas as localizações, a sua história e curiosidades.
No capítulo quarto um desfile de receituário por ordem cronológica desde o século XVI até ao século XXI. Termina com uma extensa e cuidadosa informação bibliográfica.
Claro que no livro fica bem evidenciada a importância da distribuição da laranja doce para toda a Europa, a partir de Portugal, desde o século XVII. E levaram o nosso nome tão longe continuando alguns países a chamarem ao delicioso fruto vocábulos que se assemelham a Portugal.
Parabéns à Autora, e à editora que continua a publicar livros encantadores relacionados com a alimentação e património a nós associados.
Livro a não perder!
© Virgílio Nogueiro Gomes