
Título: Vamos Fazer Pão
Autor: Isabel Zibaia Rafael
Editora: Marcador/ Presença
ISBN: 9789897544651
É inquestionável o papel do pão na nossa alimentação, por isso o considerar como um elemento estruturante. O pão é dos produtos elementares mais polivalente em utilização culinária, podendo estar presente em todos os momentos de uma refeição por mais completa ou complexa que seja.
Se ultimamente fomos cercados por soluções de pão, ou quase pão, também é gratificante assistir à renovação com as novas padarias e muitas delas com o reflexo de um retorno a outras farinhas e a métodos tradicionais. O pão é, para mim, a maior invenção culinária da humanidade. Tão simples que parece, apenas quatro ingredientes básicos: água, farinha, sal e fermento. Depois, uma grande variedade de farinhas e a adição de muitos outros produtos.
Criou-se, recentemente, uma moda de fazer pão em casa. Que não será só por questões económicas, mas também por terapia ocupacional. O que é bom, pois leva para a cozinha, atrás das receitas de pão, a preparação de pratos de refeições, o que ajudou muito durante estes períodos de confinamento.
Claro que vou escrever bem sobre este livro, e por vários motivos. Primeiro, aprecio muito o trabalho da autora de quem aprendi a ser amigo. Depois, é fascinante assistir ao entusiasmo e prazer com que a Isabel vai para a cozinha. Basta ver a cara com aquele sorriso prazenteiro e Fazer pão em casa é uma forma de felicidade!
O livro começa com uns conselhos para fazer pão. Depois, um capítulo com receitas “Pão para o Dia a Dia”, seguido por outros como “Pão para o Lanche”, “Pão para Dias de Festa”, Pão com Fermento Natural” e “Pão Doce”. Em todos os capítulos encontramos surpresas com alguns produtos incluídos e até um “Bolo-Rei Salgado”!
Mas um capítulo extremamente importante, muito bem explicado e com uma linguagem para todos entenderem é o dedicado a “Como fazer fermento natural?”. Muito gente não entende porque tantas receitas usa como ingrediente o “fermento padeiro”. Ora, no livro vamos aprender com se pode ter em casa fermento natural e preparado diretamente. Segredo milenar, cuja descoberta nos permite ter um pão macio e agradável ao sabor e mastigação. Continuo a ter horror aos pães feitos com um mix farinhento ao qual apenas se junta água…
Este livro neste período pode ser um alegre e útil presente de Natal ou ajudar a ocupar o tempo em casa até terminar a pandemia.
Parabéns à Isabel, e ao Ricardo pelas fotografias. Objeto útil e bonito, atrativo.
© Virgílio Nogueiro Gomes