BELCANTO – 2 * Michelin
Costuma dizer-se que não há coincidências…! Não há, mas constatam-se com origem no destino ou no fado, e porque também se procuram. Há exatamente dois anos, mais precisamente dia 22 de novembro de 2012, estava eu a jantar no Belcanto com a Chefe Beth Beltrão do restaurante Viradas do Largo, Tiradentes, Minas Gerais, Brasil, quando toca o telefone do Chefe José Avillez, que nos fazia companhia, e confirmava o que já se suspeitava: a atribuição da 1 estrela Michelin. Tive a sorte de ser o primeiro a cumprimentar o Chefe e a fotografá-lo. Fui, possivelmente, o primeiro também a fotografar a equipa de cozinha depois de ter sido recebida a notícia. Poderão ler a crónica clicando aqui.

Chefe Filipe Pina após a notícia

A Equipa de cozinha dois minutos após a notícia
Hoje, dia 19 de novembro de 2014, estava eu no restaurante Belcanto, a jantar com dois amigos, quando surge a notícia da atribuição da segunda estrela Michelin. Desta vez a manifestação foi mais ruidosa com a alegria de todos a não ficar contida e todos os clientes perceberam a alegria coletiva como que a dizer que isto era um prémio para todos. E todos a merecer. Mais outra coincidência: na sala a jantar o nosso representante Consular em Fortaleza, Brasil, que com a esposa celebrava mais um aniversário de casamento. Para a próxima estrela podem continuar a celebrar no Belcanto.
Eis o relato visual do nosso jantar:

Ginjinha para começar

Trilogia de azeitona

Falso Ferrero Roger

Pele de frango com abacate

Rissol de camarão

Cavala fumada

Rebentação

Cozido à Portuguesa… de carabineiro do Algarve

Framboesa com wasabi

Tangerina

Amarguinha para terminar

A festa das equipas à porta do Belcanto
Cada vez mais razões para voltar ao Belcanto. Esta segunda estrela é o prémio de um esforço continuado, uma certeza culinária, e uma regularidade de prestação de serviço irrepreensível. PARABÉNS!
© Virgílio Nogueiro Gomes