Restaurante Antiga CAMPONESA
Estava em momento de reflexão sobre o local onde iria almoçar, mantenho este vício de comer fora de casa, e toca o telefone para um convite de almoço e de fácil aceitação pois é um local que estava na minha lista de locais a visitar: Antiga CAMPONESA. Foi só o tempo de me deslocar, fácil de estacionar na proximidade, e aí cheguei pronto para o almoço. Não sabia eu que nos sábados, ao almoço, há uma fórmula especial que tem o nome de TAINADA, transcrito como «tai.na.da | taj’nade» , - nome feminino. Ainda a referência de que se trata de um regionalismo coloquial: “reunião festiva de pessoas para comer e beber; comezaina, patuscada”.
Trata-se de um menu degustação com seis entradas, um prato principal (com opção peixe ou carne) e duas sobremesas, e que mudam todos os sábados. Uma agradável surpresa, o preço, do menu completo por €29, bebidas não incluídas. Tudo a saber bem e as propostas faziam prever uma refeição animada. Este restaurante é um oásis numa zona onde nós, residentes em Lisboa, parece estarmos a ser expulsos de usufruir da cidade onde moramos.
Ainda me lembro da anterior solução deste espaço, com um restaurante denominado A Camponesa; não confundir com outro restaurante que existe na av 5 de outubro. Os novos operadores do espaço são os mesmos são da Taberna da Rua das Flores, mas o programa culinário não é o mesmo.
Eis o menu da Tainada de 15 de abril de 2023:
Pão de Leitão e Azeitonas Temperadas
(possivelmente o entrada mais agradável)
Couratos Exóticos
(com um molho escondido, picante a lembrar os Açores)
Ostras e Salsichas Frescas
Espargos grelhados, Requeijão e Ovinhos inteiros
(espargos selvagens, e a surpresa de uma ovo não terminado dentro da galinha que é marinado em aguardente)
Dobradinha na Malga
(uma gulosa surpresa)
Caracóis com Molho de Mostarda
(a vantagem de cada um poder mergulhar na quantidade de molho que lhe agradar)
Cavala à Algarvia
(peixe no ponto certo, berbigões frescos e cenouras coloridas com toque de cominhos)
Gelado de Baba de Camelo
(apesar de não ser fã de Baba de Camelo, provei em dose pequena e acabei por comer tudo)
Morangos com Vinagre Messiânico
(morangos macerados em “Vinagre Messiânico”, uma criação de Graça Sá Fernandes e Adolfo Henriques a partir de vinagre de vinho envelhecido em barris de madeira)
Foi uma refeição muito agradável e a ficar com vontade de voltar. Lista de vinhos generosa e boas propostas. Serviço de mesa atencioso e aprazível.
Aqui fica uma sugestão para aproveitarem.
Bom Apetite!
© Virgílio Nogueiro Gomes
Nova CAMPONESA
Rua Marechal Saldanha, 25
1200-259 Lisboa
TL 213 471 515 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.