Global Chefs Challenge 2023

Portugal conquista cinco medalhas de prata no Global Chefs Challenge 2023, destacando-se em três categorias.

A seleção nacional de cozinha conquistou cinco medalhas de prata na competição Global Chefs Challenge 2023. O evento decorreu na cidade italiana de Rimini, e contou com a participação de cozinheiros de todo o mundo. O evento é considerado uma das competições mais prestigiadas no mundo da gastronomia.

 

f3site

Chefs Hélio Gonçalves e Mariana Barroso

 

Na categoria Global Chefs Challenge, Portugal foi representado pelos chefs Hélio Gonçalves e Mariana Barroso, que se destacaram com uma apresentação criativa e saborosa. A dupla portuguesa conquistou uma medalha de prata nesta categoria, demonstrando a qualidade e a originalidade da cozinha portuguesa.

 

f5site

Chefs Tomás Pereira e Daniel Passos

 

Já na categoria Global Vegan Chefs Challenge, os chefs portugueses Tomás Pereira e Daniel Passos impressionaram o júri com uma receita inovadora e saudável, foi a primeira vez que esta categoria esteve presente na competição mundial de cozinha. Com esta performance, a dupla também arrecadou uma medalha de prata para Portugal.

 

f6site

Chef João Duarte

 

Na competição Global Young Chefs Challenge, foi a vez do chef João Duarte brilhar. Embora já tenha participado em competições internacionais, esta foi a sua primeira vez a competir em prova individual. o chef português mostrou a sua técnica e criatividade e conquistou uma medalha de prata.

Além dos talentosos chefs, a equipa portuguesa contou com mentores igualmente talentosos. Os Chefs Carlos Madeira e Paulo Pinto foram os principais mentores da equipa, liderando com excelência e orientando os chefs em cada prova. A sua experiência e conhecimento foram fundamentais para o desempenho da equipa portuguesa.

Apesar de não estar presente, o Chef Jorge Fernandes, Capitão de Equipa, contribuiu para o sucesso da equipa, enviando inputs e orientações valiosas. A sua presença foi sentida e apreciada por toda a equipa.       

Júris portugueses marcaram presença em várias competições.

É importante destacar o papel dos chefs Carlos Madeira e Paulo Pinto, que foram júri em todas as provas, exceto na Global Pastry Chefs Challenge. Apesar de não poderem votar nas provas dos países que representam, os chefs portugueses demonstraram a sua experiência e conhecimento na avaliação dos pratos apresentados.

Após o fim das provas, a seleção portuguesa teve tempo para celebrar e conhecer a cidade de Rimini. Partiram depois para Florença, onde fizeram uma visita à cidade. Esta foi uma grande conquista para a seleção nacional de cozinha, que mostrou mais uma vez a sua qualidade e criatividade. Parabéns a todos os cozinheiros e júris que representaram Portugal nesta competição mundial de cozinha.

Ao longo dos últimos 30 anos os patrocinadores das Equipas Competição Culinária ACPP MAKRO PORTUGAL, UNILEVER FOOD SOLUTIONS, Xpepper e Seafood from Norway acompanham este projeto, apoios sem os quais seria impossível levar Portugal às maiores competições de culinária do mundo.

Sobre as Equipas Competição Culinária ACPP

As Equipas Competição Culinária ACPP surgiram pela primeira vez em 1992. Um grupo de Chefes portugueses tomava a iniciativa de se juntar e levar Portugal à maior competição de culinária do mundo: as Olimpíadas de Culinária, realizadas na Alemanha. A tradição portuguesa era assim levada ao mundo das competições, surgindo entre dezenas de outros países. Portugal juntava-se a várias culturas e histórias, juntas por uma mesma razão: a cozinha de alta competição.

Existem duas Equipas Competição Culinária ACPP, uma júnior (com jovens até aos 25 anos) e uma sénior (a partir dos 25 anos). As regras de participação nas competições internacionais de culinária ditam a separação por idades, separando assim os níveis de exigência. Numa equipa júnior os cozinheiros são ainda muito jovens, com uma preparação num estado evolutivo e, muitas vezes, ainda a terminar os cursos de cozinha.

*ACPP, Associação Dos Cozinheiros Profissionais de Portugal.

Texto e imagens fornecidos pela ACPP.