COOKBOOK Fair 2017
Pela primeira vez, e durante a Feira do Livro, foram entregues prémios aos livros de gastronomia publicados em Portugal. A iniciativa coube à Brandscape, Lifestyle Creativity a à APEL. Esteve como parceiro técnico a GFK, e a Vorwerk Portugal, com a marca Kobold foi o patrocinador oficial.
Segundo Tiago Silveira Machado publicaram-se em Portugal cerca de cinco livros de gastronomia por semana, um dado relevante e que justifica toda a atenção que possamos dar a esta indústria e aos milhares de profissionais que nelas trabalham. Disse ainda, em relação às obras recebidas para concurso, que foram recebidas 95 candidaturas, número que nos deixa muito satisfeitos e que demonstra o dinamismo deste segmento do livro.
O júri para este concurso foi constituído por Maria de Lourdes Modesto, que presidiu, Carlos Coelho, Alexandra Prado Coelho, Teresa Vivas e Pedro Sommer Ribeiro. Coube a este júri a árdua tarefa de selecionar e obter os resultados. Tarefa sempre complicada!
Com base nos dados da GFK foi premiado o livro “Dieta Única”, de Mariana Chaves, e editado pela Guerra e Paz, que foi o livro relacionado com gastronomia mais vendido em Portugal em 2016. Com o prémio de adaptação internacional com mais vendas em Portugal foi o livro “Comer bem viver saudável”, e editado pela Goody.
Vejamos agora as classificações:
Melhor Fotografia, “Hoje” de Chefe Diogo Rocha, Fotografia de Mário Ambrósio e editado por Diogo Rocha.
Prémio Capa, “A Doçaria Portuguesa, Norte”, de Cristina Castro e editado por FICTA
Prémio Design, “The Best I(n) Can”, de Akis Konstantinidis e editado por Casa das Letras
Escolha do Público, “Bimby à portuguesa com certeza”, editado por Bertrand
Prémio Editor do Ano em Gastronomia, Casa das Letras
Prémio “Livro do Ano”, “Cinco Séculos à Mesa”, de Guida Cândido e editado por D. Quixote
Os títulos a cor azul remetem para textos por mim escritos sobre esses livros em datas anteriores ao concurso.
© Virgílio Nogueiro Gomes