cinsec
 
 

Título: Cinco Séculos À Mesa

Autor: Guida Cândido

Editora: D. Quixote

ISBN: 978-972-20-6128-5

Ora aqui está um livro que apetece ler, consultar e, quem sabe, ir para a cozinha experimentar. Raramente aparecem livros com contribuições para a história da alimentação. Para além do prefácio da autoria de Hélio Loureiro, com a vantagem de ser um chefe de cozinha culto e investigador, que nos faz uma abordagem ao conceito e evolução da arte de cozinha, vem depois em breve texto, a autora, fazer a apresentação do conteúdo do livro.

E no livro, a autora, faz-nos uma resenha cuidada de história da alimentação iniciando com a Antiguidade Clássica, Idade Média, Época Moderna e Época Contemporânea definindo e apresentando elementos fundamentais de cada período para o entendimento do cozinha atual. Depois, e elemento maior do livro, escolheu um livro para cada capítulo e apresenta com redação moderna e cuidada uma proposta de dez receitas por cada livro. Os cinco livros são: o Livro de Cozinha da Infanta D. Maria de Portugal, 1566, a Arte de Cozinha de Domingos Rodrigues, 1680, o Cozinheiro Moderno de Lucas Rigaud, 1780, o Cozinheiro dos Cozinheiro de Paul Plantier, 1870 e o Livro do Mestre de João Ribeiro, século XX.

Para cada livro a autoria inicia cada capítulo com um texto sobre o próprio livro e a circunstâncias do seu aparecimento ou caraterísticas da época. Mais, para cada receita um pequeno texto sobre a própria receita.

Garanto que não é fácil pegar num livro de época e ir para a cozinha experimentar a receita. Aqui estamos perante um trabalho cuidadoso e elaborado com critérios bem definidos. E começa pelo facto de a maioria das receitas até ao século XIX não terem as quantidades de muitos produtos para a confeções. Por tudo isto, deverão adquirir o livro.

Seguramente um dos melhores livros publicados em Portugal em 2016. Acresce  o bom grafismo e excelentes fotografias.

© Virgílio Nogueiro Gomes