Farinha Torrada
Quando se ouvem as palavras farinha torrada muitos pensam na farinha que se coloca numa frigideira para, por ação do calor, a farinha escurecer e utilizada para engrossar alguns molhos ou sopas. Mas não, esta farinha torrada sobre a qual vou escrever é um doce com características muito especiais e uma especialidade de Sesimbra. A sua origem vem do século XIX já com as ordens religiosas extintas desde 1834 e com o chocolate a começar a entrar nos hábitos dos portugueses.
Os ingredientes *
Apesar não estar completamente identificado o criador da receita, sabe-se por testemunhos locais que nos finais do século XIX se diluía em farinha um produto farmacêutico “conhecido por cerveja preta medicinal” que seria um tónico e especialmente “usado como anti-inflamatório e expetorante peitoral contra a asma, bronquite, fraqueza, entre muitas outras maleitas.” Ora esse tónico, além de ser escuro teria um sabor muito aproximado da baunilha. Daí, até se construir este doce, deve ter sido o engenho e a experimentação daquele tempo que levou a que em muitas casas de pescadores se fizessem receitas de um produto alimentar que teria funções energéticas e serviria de alimento imediato nas fainas piscatórias. Não haveria receitas mas sabiam-se os ingredientes e, em cada casa, se faria de acordo com as disponibilidades e os saberes de cada um. Não seria os mesmos doces mas eram sempre muito parecidos.
Fase final da preparação *
É no século XX, nos anos 70, que esta tradição voltou pelas mãos de Ana Maria Sousa que “mergulhada naquelas boas lembranças que lhe enchiam a alma e o coração, deitou mãos à obra e decidiu fazer, pela primeira vez, um tabuleiro de Farinha Torrada para colocar na montra”. Ana Maria e o marido tinham uma padaria que se transformou numa pastelaria de referência de Sesimbra. Teve sucesso e quase sozinha se manteve produzindo a Farinha Torrada. Já neste século XXI, a Câmara Municipal de Sesimbra, em 2009, iniciou o processo de identificação e registo da marca, fixação da receita e registos de propriedade intelectual. O objetivo é promover este doce como fazendo parte da identidade regional e garantir que se produza a partir de uma receita que foi fruto das descrições de gerações anteriores. Tanta falta que faz este método por este Pais…!!!
Embalagem especial *
Para quem saber mais também pode assistir ao filme realizado pelo Projeto No Ponto, clicando aqui. Os ingredientes são: farinha, açúcar amarelo, ovos, chocolate e limão.
Quando forem a Sesimbra não esqueçam, e deliciem-se com esta Farinha Torrada.
Um quadrado de Farinha Torrada
Um prato com Farinha Torrada
Um gelado de Farinha Torrada do Restaurante Padaria em Sesimbra
© Virgílio Nogueiro Gomes
Fotos * © C M de Sesimbra