Cereja do Fundão

 

cereja1

Cerejas do Fundão

Aqui por Lisboa já nos habituámos à chegada da Cereja do Fundão com eventos de divulgação que fazem o contentamento de todos.

A rua do Carmo foi o local onde este ano decorreu e era curioso notar a atenção que tantos estrangeiros davam ao evento. A cereja é um fruto de alegria pois produz-se em grande quantidade em plena primavera, os dias a ficarem maiores e até a vida parece correr melhor com a chegada do bom tempo. Lembro-me bem de começar a comer cerejas em dia de Feira das Cantarinhas, em Bragança, 3 de maio que, ainda não estando muito maduras, mas constituíam um ritual como que a anunciar a chegada da fartura das frutas de verão. A cereja é ainda um dos poucos frutos que não nos é impingida fora da sua época. Pela cereja estamos a salvo da triste figura de servirem frutas que automaticamente vêm servidas em simultâneo com açúcar em pacote.

cereja7

Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão,
apresentando a Campanha da Cereja 2015

A Câmara Municipal do Fundão tem vindo a desenvolver um programa de apoio a outros produtos alimentares que utilizem cereja. Possivelmente o primeiro foi o Pastel de Cereja do Fundão e seguidamente os Bombons de Cereja do Fundão, criação de António Melgão da Capri de Montemor. Neste evento foi lançado o Gelado de Cereja do Fundão pela casa Santini. Virá da mesma casa o Bombom de Gelado de Cereja do Fundão. Também já disponível o Iogurte Grego à moda antiga de Cereja do Fundão da Yonest, os Lingotes de Cereja do Fundão da FrutaFormas, a Bola de Berlim de Cereja do Fundão da Sacolinha, o Chá Preto Aromatizado com Cereja do Fundão do Lisbon Tea CO, o Sabonete Artesanal de Cereja do Fundão da Quinta da Porta e, em apoteose e para muito breve, a cereja no topo do Melhor Bolo de Chocolate do Mundo com Cereja do Fundão. Existem também muitas compotas e licores agora difíceis de listar.

 

cerejafundao

Cerejas do Fundão

O meu gosto continua para as cerejas frescas, sempre!

Todas estas utilizações são fantásticas e o programa prevê a participação em eventos nos estrangeiro e uma coleção de 17 restaurantes de Lisboa farão a sua temporada com a Cereja do Fundão. Grande novidade é um carrinho, Cherry Móvel, que venderá cerejas nas praias de Lisboa, Sintra, Cascais e Algarve, durante os meses de junho e julho.

A Cereja do Fundão representa metade da produção nacional de cereja.

© Virgílio Nogueiro Gomes

Veja o programa completo em www.cm-fundao.pt

 

 

cereja2

Pastel de Cereja do Fundão

 

cereja3

Bombons de Cereja do Fundão

 

cereja4

Gelados de Cereja do Fundão

 

cereja5

Lingote de Cereja do Fundão

 

cereja6

Melhor Bolo de Chocolate do Mundo com Cereja do Fundão

 

cereja8