Cereja do Fundão
Cerejas do Fundão
Aqui por Lisboa já nos habituámos à chegada da Cereja do Fundão com eventos de divulgação que fazem o contentamento de todos.
A rua do Carmo foi o local onde este ano decorreu e era curioso notar a atenção que tantos estrangeiros davam ao evento. A cereja é um fruto de alegria pois produz-se em grande quantidade em plena primavera, os dias a ficarem maiores e até a vida parece correr melhor com a chegada do bom tempo. Lembro-me bem de começar a comer cerejas em dia de Feira das Cantarinhas, em Bragança, 3 de maio que, ainda não estando muito maduras, mas constituíam um ritual como que a anunciar a chegada da fartura das frutas de verão. A cereja é ainda um dos poucos frutos que não nos é impingida fora da sua época. Pela cereja estamos a salvo da triste figura de servirem frutas que automaticamente vêm servidas em simultâneo com açúcar em pacote.
Paulo Fernandes, Presidente da Câmara Municipal do Fundão,
apresentando a Campanha da Cereja 2015
A Câmara Municipal do Fundão tem vindo a desenvolver um programa de apoio a outros produtos alimentares que utilizem cereja. Possivelmente o primeiro foi o Pastel de Cereja do Fundão e seguidamente os Bombons de Cereja do Fundão, criação de António Melgão da Capri de Montemor. Neste evento foi lançado o Gelado de Cereja do Fundão pela casa Santini. Virá da mesma casa o Bombom de Gelado de Cereja do Fundão. Também já disponível o Iogurte Grego à moda antiga de Cereja do Fundão da Yonest, os Lingotes de Cereja do Fundão da FrutaFormas, a Bola de Berlim de Cereja do Fundão da Sacolinha, o Chá Preto Aromatizado com Cereja do Fundão do Lisbon Tea CO, o Sabonete Artesanal de Cereja do Fundão da Quinta da Porta e, em apoteose e para muito breve, a cereja no topo do Melhor Bolo de Chocolate do Mundo com Cereja do Fundão. Existem também muitas compotas e licores agora difíceis de listar.
Cerejas do Fundão
O meu gosto continua para as cerejas frescas, sempre!
Todas estas utilizações são fantásticas e o programa prevê a participação em eventos nos estrangeiro e uma coleção de 17 restaurantes de Lisboa farão a sua temporada com a Cereja do Fundão. Grande novidade é um carrinho, Cherry Móvel, que venderá cerejas nas praias de Lisboa, Sintra, Cascais e Algarve, durante os meses de junho e julho.
A Cereja do Fundão representa metade da produção nacional de cereja.
© Virgílio Nogueiro Gomes
Veja o programa completo em www.cm-fundao.pt
Pastel de Cereja do Fundão
Bombons de Cereja do Fundão
Gelados de Cereja do Fundão
Lingote de Cereja do Fundão
Melhor Bolo de Chocolate do Mundo com Cereja do Fundão