Restaurante MARIA RITA, Romeu

 

0mrit0

Lembro-me da abertura deste restaurante em 1966, já eu quase adulto, e levado pelo meu Pai. Tenho memórias dessa refeição e em 2006 celebrámos aí o 80º aniversário da nossa Mãe. No intervalo daqueles anos estive lá outras vezes e voltei agora para um almoço com gente animada e bem-disposta, mas todos apreciadores de boa comida. Em boa hora!

0mrit1

Entrada

Para a história deste restaurante e da propriedade agrícola na qual está inserido, transcrevo parte do texto que se encontra no site: Cheguei à povoação às 4 horas da tarde do dia 18 de Maio de 1874. Procurei uma estalagem e encontrei a única que lá existia e que era da Sr.a maria Rita que, por signal, nada tinha que nos dar de comer. Mandei então assar bacalhau, acompanhado, a primeira vez para mim, de pão negro de centeio. Parte do registo de memória de Clemente Menéres e que está gravada sobre madeira na entrada do restaurante. E naquela data começava a Casa Menéres, no Romeu, onde se mantém até hoje nas mãos da mesma família, gerida pela terceira e quarta geração. Após a morte de Maria Rita a família Menéres comprou a antiga estalagem, abandonada e em ruínas, e aí instalou o restaurante. Foi Manoel Menéres que se ocupou desse projeto, e com mobiliário e decoração que trouxe de suas outras quintas, uma cozinheira e receitas de família, que abriu em 1966 este festejado restaurante.

0mrit2

Placa em madeira com memória gravada

Desde o início que foi instalada uma lista de pratos, que parecia curta, que se mantém e que possibilitou a garantia do seu sucesso. Lista curta, mas de pratos muito bem confecionados e com utilização de produtos de excelência. É dessa aparente simplicidade (elogio qualitativo) que foi possível garantir o prestígio desta casa. Tudo é bom! E apetece voltar!

 0mrit3

Nesta grande casa agrícola, estabelecida desde 1874, produz vinho e azeite com a marca Romeu, e produz ainda cortiça. Pratica exclusivamente Agricultura Biológica certificada (olival e vinha), está localizada na União de Freguesias de Avantos e Romeu, concelho de Mirandela. Para além dos vinho e azeites também são produzidas compotas e marmeladas que podem ser adquiridas na loja no local.

Vejamos o que degustei na refeição mais recente:

 0mrit4

Bacalhau à Romeu, fatias de bacalhau bem demolhado e a lascar, envolto em ovo e frito, acompanha com batatas que parece cozidas e depois fritas da mesma forma

 0mrit5

Açorda de Espargos Bravos, pão fatiado e generosamente ensopado com caldo de carnes e guarnecido com espargos bravos e carnes desfiadas (possivelmente o melhor prato da refeição) e depois vai ao forno par secar um pouco

0mrit6

Açorda de Espargos Bravos, detalhe

 

0mrit7 

Sopa Seca, pão fatiado e generosamente ensopado com caldo de carnes, carnes desfiadas, grão e bico e couves

 

 

0mrit8

Sopa Seca, detalhe

 

 

 

0mrit9

Bifinhos na Caçarola, bifinhos (grossos) bem estufado no seu molho, com arroz de legumes

0mrit10

Arroz de Legumes, acompanhamento para os bifinhos, que pode ser bem amalandrado com o molho dos bifinhos

0mrit11

Queijo com as nossas compotas, queijo com compota de cerejas

 

0mrit12

Leite-creme queimado, líquido e ligeiramente engrossado em excelência e queimado com ferro

 

0mrit13 

Pudim de ovos, cremoso como convém

0mrit14

 

A refeição foi toda regada com vinhos Romeu. Para finalizar, e extra serviço do restaurante, tivemos a sorte e o prazer de um vinho fino exclusivo, de 1978!

São muitas razões para ir a este local encantado.

Bom Apetite!

© Virgílio Nogueiro Gomes

Restaurante MARIA RITA
Largo da Capela
Jerusalém do Romeu
5370-620 Mirandela

TL 278 939 134 Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

GPS 41.529736 N -7.058845 W