Título: O País das Bananas
Autor: J. A. Dias Lopes
Editora: Companhia Editora Nacional, Brasil
ISBN: 978-85-04-01911-7
Seguramente será um livro de sucesso. Tem todos os ingredientes: boa escrita com reflexo de uma investigação apurada, receitas a ilustrar, grafismo excelente e moderno, e fotos de abrir o apetite. Acresce a tudo isto a ilustre personagem que é o seu autor pois se transformou numa eminência brasileira da escrita gastronómica.
Mal recebi o livro e não me contive. Devo esclarecer desde já que sou amigo e admirador do autor. O nosso já longo relacionamento provocou de início um grande respeito, depois admiração e finalmente a amizade. Mas não é por isso que sugiro este seu livro. É que o conteúdo é de uma invulgar qualidade, e um grande contributo para a história moderna da alimentação no Brasil. Por que a história não se faz só do passado. O presente também é história se tem antecedentes conhecidos e fixados por tradições que agora se reconhecem. E porque não há futuro sem passado.
No livro vamos encontrar as estórias que levaram pratos a ficar na história, e a construir a identidade de uma região ou do país. Para vos abrir o apetite, cito apenas algumas das crónicas e receitas do livro que vão das Feijoadas ao Baião de Dois, da Canja à Sopa da Pedra, da Omnipresente Mandioca ao Dendê, das Coxinhas de Galinha aos Acarajés, dos Cuzcuz às Moquecas, das expressões de Comer na Gaveta a Comer Gato por Lebre, e termina com os inesquecíveis doces. Final ainda mais feliz coma Caipirinha!
Trata-se de um verdadeiro festival de escrita, sobre a exuberância da cozinha brasileira apresentada das suas tradições mais simples a um receituário mais elaborado que faz parte do quotidiano atual do Brasil. É caso para escrever: comprem depressa para consumir de imediato, antes que acabem “ as bananas”.
Parabéns Dias Lopes. E obrigado pela sua amizade.
© Virgílio Nogueiro Gomes