turf 

 

Título: Tradição à Mesa. Vinhos e Receitas do Turf Club

Autores: Conde do Cartaxo, Miguel António de Castro de Mendia Horta e Costa, Virgílio Nogueiro Gomes, e Produtores e empresas representadas

Editora: SCRIBE

ISBN: 978-989-8410-92-4

O público em geral sempre teve muita curiosidade em relação ao que acontece nos clubes privados. O Truf Club não foge a essa curiosidade e este livro permite conhecer um pouco do que é a tradição alimentar nas suas mesas.

O livro é constituído pela apresentação de vinte casas (empresas) com produção de vinhos (17), de azeite (2) e uma com produção. Cada casa apresenta também três receitas: uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Algumas destas receitas são servidas com regularidade no Turf Club e tem essa referência na denominação da receita. A grande vantagem destas receitas é o facto de algumas serem servidas a várias gerações dos sócios e, portanto, garantia de qualidade. Apesar de o livro não ser um livro de receitas elas estão cá e que sirvam de pretexto para alguns irem para a cozinha.

Inicia-se o livro com uma «Introdução» assinado pelo Presidente da Direção do Turf Clube, Conde do Cartaxo, que explica os objetivos deste livro. Segue-se um texto «Tradição à Mesa no Turf» de minha autoria e que, portanto, me dispenso de comentários. Seguem-se as apresentações das casas e respetivas receitas. De seguida um texto «Breve História do Turf» que como o seu título indica é uma pequena história do Turf Clube assinalando os factos mais importantes da sua existência e é assinado por Miguel António de Castro de Mendia Horta e Costa. Para terminar a lista de sócios do clube desde a sua fundação.

Este livro, visualmente atrativo, ótimas fotografias e composição gráfica com uma estética elegante, é uma oportunidade de dar uma espreitadela no clube privado mais desconhecido em Portugal. Decerto irão gostar. Parabéns à Scribe pelo trabalho editorial.

.

© Virgilio Nogueiro Gomes

Vendas exclusivas através do link: SCRIBE