53.ª Festa das Vindimas

 

festadasvindimas

Palmela celebra a vinha e o vinho entre 3 e 8 de setembro

A 53.ª edição da Festa das Vindimas decorre entre 3 e 8 de setembro, numa grande celebração da tradição vitivinícola do concelho, ligado, desde sempre, ao trabalho na terra.

Momentos de grande simbolismo, como a Pisa da Uva e a Bênção do 1.º Mosto, o Cortejo dos Camponeses e os Cortejos Alegóricos de domingo e terça-feira – este ano, com treze carros, dedicados ao tema “Uvas são vida” – são alguns dos principais fatores de atração da festa, que conta, como sempre, com a participação incontornável do movimento associativo e artistas locais. No programa, recheado de música, provas desportivas e atividades ligadas ao mundo do vinho e da vinha, destaque para o Festival de Folclore ao final da tarde de domingo, com a participação dos ranchos folclóricos do concelho.

No Largo de S. João, coração da festa, doze empresas vinícolas da região da Península de Setúbal dão corpo a uma Feira de Vinhos, onde o Moscatel de Setúbal tem lugar central.

A anteceder o certame, a 2 de setembro, Palmela elege a sua Rainha das Vindimas 2015, numa Gala que terá lugar no Cine -Teatro S. João, a partir das 21h30.

O acesso à festa e ao Centro Histórico de Palmela está facilitado, este ano, com a abertura de um novo parque de estacionamento junto à Alameda D. Nuno Álvares Pereira, nas imediações da Igreja de S. Pedro.

            A Câmara Municipal de Palmela presta apoio técnico e logístico à Festa, organizada pela Associação de Festas de Palmela - Festa das Vindimas, e atribuiu um apoio financeiro no valor de 22 mil euros, a que acrescem cerca de 17 mil euros para execução das infraestruturas elétricas no recinto e 11 mil para pagamentos à GNR, referentes a todo o trabalho que envolve o ordenamento do trânsito ao longo dos dias do certame.

Câmara Municipal de Palmela

Divisão de Cultura, Comunicação e Turismo

Rua Contra Almirante Jaime Afreixo, n.º 70

2950-266 PALMELA

Telf. (00351) 212336664 | Ext. 1806

e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

www.cm-palmela.pt

 

(Texto fornecido)