23 ª Feira de Vinho do Dão promove espetáculo exclusivo para o evento

«As músicas que os vinhos Dão»

O título é engraçado e é uma das grandes surpresas da edição deste ano da Feira de Vinhos do Dão, que todos os anos se realiza na Praça do Município, em Nelas, nas datas de 5, 6 e 7 de Setembro de 2014. Um espetáculo multimédia da autoria de António e Sandra Leal, idealizado para o contexto específico do evento, que irá realizar-se à noite, durante todos os dias da feira.

O espetáculo, que terá a duração aproximada de 30 a 40 minutos, visa apresentar o vinho de forma alegórica, dedicando-lhe total destaque. A celebração do vinho é revelada em diferentes contextos, estabelecendo contrastes e pontos em comum entre a sua presença mais sofisticada nos meios nobiliárquicos e de alta sociedade, e o seu lado mais popular e castiço, salientando assim a sua transversalidade na sociedade e na vida das pessoas.

«Idealizar este espetáculo foi relativamente simples, atendendo à belíssima paisagem beirã. Embora seja de Lisboa sou um apaixonado pelo Dão, e tenho feito muitos trabalhos na região», explica António Leal. «Além disso, sou também um apaixonado por vinhos, por isso fui buscar a inspiração a várias fontes. Demorámos cerca de um mês e meio a preparar o espetáculo mas, logicamente, até à última hora estamos sempre a tratar de pormenores», rematou o responsável. 

Com os vários meios técnicos e multimédia disponibilizados, a ideia principal consiste em dignificar o evento e aproximá-lo mais ainda dos visitantes da feira, proporcionando experiências audiovisuais e emocionais de forte impacto que possam traduzir-se em memórias inolvidáveis.

O espetáculo irá realizar-se na zona frontal do Edifício da Câmara Municipal de Nelas incidindo especialmente sobre a fachada frontal e o largo da escadaria que servirá de palco. Ali será recriado o ambiente de uma grande taberna, intemporal. A ação irá desenrolar-se em três zonas distintas, em três mesas, cada uma delas definida por um estilo ou género. Na mesa dos nobres vão cantar-se áreas de óperas famosas dedicadas ao vinho. Na mesa dos castiços, fados também eles dedicados aos vinhos. Por último, na mesa central, a do povo, surgem alguns números de musicais famosos onde o vinho se destaca. A fachada da Câmara será utilizada para projeção de ‘videomapping’ apropriado à ação e ao ambiente.