INSTITUTO RICARDO JORGE DISTINGUIDO PELA ACADEMIA IBEROAMERICANA DE GASTRONOMIA COM O GALARDÃO DA CATEGORIA GASTRONOMIA SAUDÁVEL
Foto da entrega dos prémios , com Carlos Fontão de Carvalho, Presidente da Academia Portuguesa de Gastronomia a receber o Prémio em nome do Instituto Ricardo Jorge
Decorreu no passado dia 25 de Novembro, na Real Casa de Correios de Madrid, sede da Comunidade de Madrid, a entrega dos III Galardões Iberoamericanos de Gastronomia.
Estes galardões, instituídos há 3 anos, têm por objetivo distinguir profissionais e instituições que se tenham distinguido na promoção da Nova Gastronomia caraterizada por dever ser Saudável, Solidária, Sustentável e Satisfatória.
Muito contribuiu para esta distinção a atividade desenvolvida pelo Instituto Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição, nas áreas da segurança alimentar, toxicologia e avaliação de riscos, composição dos alimentos, alimentação e nutrição, estilos de vida e impacto na saúde, através de investigação e desenvolvimento, vigilância, referência, prestação de serviços diferenciados, formação, informação e consultoria. Este galardão resulta de uma candidatura submetida pela Academia Portuguesa de Gastronomia.
Na ocasião o Presidente do Instituto Ricardo Jorge, Doutor Fernando de Almeida, agradeceu a distinção e fez referência às ações desenvolvidas pelo Instituto “que visam promover uma alimentação mais saudável para todas as pessoas, seja em projetos que promovam a redução do açúcar nos alimentos e bebidas ou a redução do sal nos alimentos e das gorduras trans”. Referiu também que o Instituto “como centro colaborador da Organização Mundial de Saúde para a nutrição e a obesidade infantil, tem realizado um importante trabalho, em colaboração com a OMS Europa, para promover ações de prevenção e vigilância contra aquele que poderá ser um dos maiores flagelos da nossa sociedade, que é obesidade infantil”.
Para além deste prémio foram ainda distinguidos a Ordem de Malta na categoria Solidária, o restaurante porto riquenho Chef’s Garden na categoria Sustentável, Juan Maria e Elena Arzak na categoria Satisfatória e Gastón Acúrio, reconhecido chef peruano, na categoria Global.
O prémio foi entregue por Mariano de Paco, Conselheiro de Cultura, Turismo e Desporto da Comunidade de Madrid e recebido por Carlos Fontão de Carvalho, Presidente da Academia Portuguesa de Gastronomia, em representação do Instituto Ricardo Jorge.
(Texto da APG)