Título: BACALHAU!
Autor: J. A. Dias Lopes
Editora: Melhoramentos
ISBN: 9788506087053
O bacalhau é um produto inesgotável para criação de receitas. Não é o caso deste livro. Imaginam-se centenas de receitas e eu estou sempre a perguntar quantas ficam na tradição ou no consumo regular.
O autor deste livro já nos habituou a uma escrita séria, investigação bem fundamentada, e aqui com receitas tradicionais não só de Portugal, a maioria, como de Itália, de Espanha, e do Brasil. Apesar de ser em Portugal que mais variedades de receitas se conhecem, aliás o bacalhau é um elemento diferenciador na nossa gastronomia, outros países aderiram a este produto, e em especial o Brasil. O bacalhau é um muitas vezes a solução mais fácil para matar as saudades dos portugueses espalhados pelo mundo.
O livro Tem doze capítulos e dezassete receitas. Em cada capítulo um texto explicativo que nos remete para o título e depois uma ou duas receitas. Assim temos para o capítulo “O Fiel Amigo” as receitas de Açorda de Bacalhau e Bacalhau Espiritual; no capítulo “Vocês Querem Bacalhau” as receitas de Bacalhau à Mia e Bacalhau à Pereira Inácio; em “Grace Kelly e o Bolinho de Bacalhau” as receitas do famoso Bolinho de Bacalhau; no “Bacalhau à Espanhola” as receitas de Bacalao al Pil-Pil e Bacalao à la Vizcaína; em “Bacalhau à Italiana” as receitas de Baccalà alla Vicentina e Baccalà Mantecato; em “Bacalhau de Consoada” o Bacalhau Cozido com Todos; no capítulo “D. Carlos I e o Bacalhau sem Parar” a receita do Bacalhau Nunca Chega; em “Bacalhau à Madre Paula”, e receita com o mesmo nome; em “Bacalhau à Bruxa de Valpaços” também com receita com o mesmo nome; em “Bacalhau à Lagareiro” também a respetiva receita; em “Sopa de Bacalhau” a receita de Sopa de Bacalhau dos Campinos e um último capítulo de “Bacalhaus Irreverentes” com as receitas de Punheta de Bacalhau e Bacalhau à Zé do Pipo.
Para além da qualidade dos textos, o livro tem ótimas fotos e muito boa paginação. Parabéns ao autor por mais um excelente livro.
Os meus amigos brasileiros podem desde já comprar pois já se encontra nas livrarias. Os portugueses estejam atentos pois neste momento já temos uma livraria brasileira em Lisboa e o livro poderá ser encomendado em vendas online.
© Virgílio Nogueiro Gomes