biblia.jpg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autor: Albano Lourenço

Prefácio de José Tolentino Mendonça

 

Editora: Assírio & Alvim

 

Não é meu hábito sugerir livros de receitas. Não que, alguns, não mereçam. Mas parece que isto de receitas, apenas o modo de juntar e escolher os artigos culinários, é com cada um. Claro que este livro é um livro de receitas, aliás referido na capa, mas para mim, vai muito além das próprias receitas. Por isso, no cabeçalho tenho o cuidado de indicar o nome do autor do prefácio.

O prefácio é um texto iluminado. Para mim, que sou agnóstico, foi uma surpresa agradável a leveza, com erudição, deste texto. Ainda por cima parece fazer o elogio da gula. Portugal, um país essencialmente católico, nunca dedicou muito atenção à história da sua alimentação e sobretudo a forma como as religiões deixaram marcas no que é hoje a tradição gastronómica portuguesa. Aqui temos num delicioso prefácio uma abordagem às citações e interpretações da alimentação na Bíblia. E um discurso que nos leva a “uma leitura devorante”. E surpreendente. “De facto, a revelação bíblica também se apreende comendo”. Surpresa numa leitura que nos faz salivar com cultura.

Depois vêm as receitas escritas numa simplicidade que apenas um grande chefe é capaz de fazer. Albano Lourenço recriou receituário a partir das citações bíblicas. Não lhe dando uma versão moderna, excepto na apresentação ou empratamento, optou pelo caminho da descomplicação, possivelmente mais ajustada à época em que a Bíblia terá sido escrito. Albano Lourenço é um dos chefes de cozinha em Portugal com um percurso mais rigoroso e que lhe mantém uma estrela Michelin, sendo o único português com essa bravura.