Autor: Jungle Mythical Man, o Bernardo Mendonça

Editora: Livraria Bertrand

Preço: € 22,20

ISBN: 978 972 25 2625 8

Curiosamente este livro descobri-o no meu ato diário de entrar pelo menos em duas livrarias por dia. De repente pareceu-me um livro traduzido. Olho com atenção, leio a ficha técnica e sorrio. Uma surpresa do Bernardo Mendonça. Desde o título, ao grafismo e paginação, aos textos e forma de redação das receitas pareceu-me o suficiente para o sugerir neste espaço. Nos tempos de tanta contrariedade, eis um livro, que é de receitas, bem-humorado, divertido mas cujo conteúdo, as receitas, são simples e parecem de fácil execução.

Os que me costumam ler sabem que não sou muito de divulgar livros que apenas têm receitas. Há uma diversidade, e quantidade, de livros de receitas que raramente já compro. Para me entusiasmar, o livro, tem que ter algo mais do que as receitas. Aqui o meu medo era o futebol mas que o Bernardo, desta vez, fez intervir muito pouco, e me parece que é apenas uma homenagem a quem felizmente ainda está vivo, o Eusébio.

Mas vejamos o que o livro tem de atraente. É um conjunto de receitas que foram praticadas na Taberna 2870 entre 2009 e 2012. Depois a criatividade invulgar de relacionar cada receita com “suspeitos” que levam a justificar a própria receita. O suspeito, o criminoso ou o culpado acabam por, no decurso do crime, chegar até uma confeção culinária que é um elogio à mesa, ao ato convivial de uma refeição.

Distraiam-se a ler e sigam para a cozinha. Quer dizer, primeiro sigam para uma livraria comprar o livro. Depois sigam o caminho destes cadastrados que em boa hora nos deixam bem-dispostos e bem alimentados. E a ironia que encontrarem, a transformem em prazer.

© Virgilio Nogueiro Gomes