À Mesa em Mação
Autor: Armando Fernandes
Edição: Câmara Municipal de Mação
Preço: € 15
Um livro é um objeto de escrita. Vou começar pelo objeto, e depois passarei ao conteúdo dos textos. Trata-se de um livro muito bem tratado graficamente, capa dura, excelentes fotografias, bom papel e paginação atraente que permite uma fácil leitura.
Este é um exemplo que se deveria fazer por todo o território, compilando a memória. Não há futuro consciente sem memória, e esta deve ser registada enquanto temos pessoas que possam ajudar a fazer o seu registo. O estudo do quotidiano é uma matéria universitária recente, bem apoiada por antropólogos e sociólogos. E pelo reconhecimento da importância do quotidiano se vem fazendo a inscrição dos hábitos e tradições que ajudam a definir a identidade de uma população, digamos de uma região. Este livro possuiu essas qualidades para além de dar pistas interessantes para a atividade dos restaurantes regionais. Podem assim “agarrar” estas tradições e reconstruir um receituário novo que seja um reflexo da evolução, e sem roturas. Evolução sim, modernidade sim, mas sem atrevimentos que descaracterizem a receita base. Ora este livro dá-nos as bases. Um excelente ponto de partida rigoroso e no qual as populações se reveem.
Os textos do autor, e meu Amigo, começam por fazer uma história da alimentação com as primeiras referências, seguido da influência romana e depois a presença árabe. Depois, com a independência de Portugal, a abertura ao novo Mundo e a chegado de novos produtos até aos tempos mais recentes com a crueldade do interior e as regras da subsistência que determinaram o que ainda é a identidade de Mação. À laia de conclusão afirma, e com final feliz, que “Agora… felizmente, os tempos mudaram para melhor.” Entramos agora no capítulo das receitas. Não sendo esta obra um livro de receitas, é muito bem ilustrado com uma recolha valiosa junto da população que cedeu as receitas e as suas sabedorias associadas. As receitas estão ordenadas por Sopas, Caldos & Papas, Pão, Migas & Açordas, Legumes, Verduras & Cogumelos, Arroz, Peixe, Carnes & Vísceras, Enchidos, Queijos, Bolos & Doces, e Diversos. Ainda e muito bem elaborado um Glossário, fundamental para o entendimento de toda a obra.
Uma escrita agradável, metódica, rigorosa e que alegra com muitas estórias da história desta terra de Mação.
Pena o livro não se encontrar no mercado livreiro. Para o adquirir contactar a Câmara Municipal de Mação.
© Virgílio Nogueiro Gomes