famamesanet.jpg 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autor: Fabiano Dalla Bona

 

Editora: Tinta Negra Bazar Editorial

 

ISBN: 978-85-63876-06-5

 

 

Muitas vezes só descubro o interesse de um livro quando chego a casa e tranquilamente o folheio. Foi o que aconteceu com este. Não é um livro de receitas mas um livro que conta com algum detalhe a história de algumas receitas e faz um pequeno relato acerca da personagem que deu o título à receita ou de quem a relacionou.

A minha primeira curiosidade foi procurar receituário português e qual não é o meu espanto quando descubro três receitas e três personagens, sobre os quais escreverei mais à frente.

Mas vamos à organização do livro: primeiro tem um prefácio do próprio autor seguido de um capítulo sobre a “Fama” desde civilizações passadas até a atual. Termina com o provérbio “Cria fama e deita na cama” que o autor propõe para esta edição “Cria fama e serás servido à mesa”! Depois seguem-se os capítulos das receitas e famosos que lhes estão associados. Assim temos Receitas de Homens Famosos, Receitas de Mulheres Famosas, Receitas Musicais, Receitas da Realeza, Receitas de Grandes Escritores e Personagens Literários e Drinques Famosos.

Vamos então às receitas portuguesas. Primeiro o “Bacalhau à Gomes de Sá” com a receita bem redigida e uma pequena história do nome que lhe deu origem. Depois “Bolo Dona Amélia” que me parece deveria ser bolinhos e não bolo inteiro conforme a receita apresentada, referindo a homenagem à nossa rainha, quando da sua visita aos Açores, e aí inventada e receita ainda hoje em confeção. Para terminar apresenta uma receita de “Arroz doce de Eça de Queiroz” faltando citar a qualidade de arroz que deve ser utilizada, o carolino. Não me parece que algum arroz-doce tenha o timbre do Eça. As suas citações são muitas, mas não são criação suas nem a ele associadas. Bem, livro curioso com outras receitas bem conhecidas sendo importante conhecer o seu começo.

 © Virgílio Nogueiro Gomes