Autor: Sean Brand
Editora: Atria Books
Preço: € 5,50
ISBN: 978-0-7432-8828-6
Não consigo entender o critério, talvez por falta dele, sobre os livros importados que por vezes aparecem nas livrarias lisboetas. Contrariamente às minhas sugestões de livros estrangeiros, que importo, este foi adquirido directamente numa livraria. Junto aos saldos de Verão e em quantidade. E a preço de saldo!
Trata-se de uma edição já de 2006, com capa atraente e grafismo condizente. O conteúdo é o mais interessante. O autor, baseando-se em textos de literatura tradicional, extrai partes desse texto e que diz respeito à alimentação, e constrói uma receita. Nem sempre é fácil de executar, faltando a quantidade dos produtos, e por isso descobrir ou “fornecer inspiração para novas experiências alimentares retirada de grandes textos literários”.
O livro está organizado por tipo de refeições tradicionais: pequeno-almoço, almoço, chá e jantar; e ainda refeições fora de casa, comida para crianças e ocasiões especiais. Cada receita é ainda classificada pelo mérito literário, qualidade da comida, sugestão de companhia e número de convivas.
Não é um livro de receitas para levar para a cozinha e executar as receitas. É mais para levar para a praia ou piscina, e ler capítulo a capítulo, e fixar algumas ideias de receituário.
E serve ainda para nos despertar a curiosidade para ler a obra completa de onde foram extraídos alguns textos. E ajuda alguns a adquirir hábitos de leitura.
No final do livro apresenta, em lista, sugestões interessantes de leitura sobre a alimentação na literatura, e história da alimentação.
© Virgílio Nogueiro Gomes