Autor: Marie Huber, concepção
Editora: Centro Cultural São Lourenço, Almancil
Preço: € 40
A Cozinha é uma Arte. Ninguém duvida. Quando falamos em Arte associamos, por automatismo, esse termo à Pintura ou Escultura, à Música e as outras performances. Raramente a Cozinha lhe está associada. Quando a tratamos isoladamente, aí, sim estamos todos de acordo que também há Artistas na Cozinha.
Este livro é uma sugestão encantadora para o Verão. Não é um livro de receitas apesar de o poder parecer. Não, é a apresentação de um grupo de Artistas de artes plásticas que revelam os seus gostos e habilidades para estas coisas de comer. E, por vezes, nelas encontrar inspiração. O livro tem a vantagem de apresentar um conjunto de artistas ligados à galeria do Centro Cultural São Lourenço. Foram então desafiados para apresentarem uma receita de sua eleição. Em simultâneo é sempre apresentada a representação de obra (s) de cada artista.
As receitas são elas próprias um exercício de quem tem prazer em comer. Vejamos o “Ovo Estrelado” como obra pictórica e descrição manuscrita de Jorge Martins. Ou a simplicidade poética da receita, e exemplo artístico do “Pão com Manteiga” de Pedro Cabrita Reis. Como um elemento do quotidiano se transforma num objecto artístico.
Não posso deixar de referir a presença do grande artista e categorizado gastrónomo que é o Bartolomeu Cid dos Santos.
Ainda a presença eloquente do meu amigo Gigi, autor da nota introdutória a que chama “O Banquete Imaginário”.
Do prefácio de Marie Huber transcrevo: …”será um livro de cozinha ou será um livro de arte? Não importa, desde que o leitor tenha prazer em folheá-lo.”
Em férias encontre o prazer nestas artes. À venda no Centro Cultural em Almansil e outras livrarias no Algarve.
Porque não vender noutros pontos do País?
© Virgílio Nogueiro Gomes