Organização: Paul Freedman
Editora: SENAC São Paulo
ISBN: 978-85-7359-848-3
Eis um excelente exemplo de um livro que nos apresenta a história da alimentação, e seus sentidos, por várias capítulos em que cada um é escrito por uma nova geração de investigadores. O organizador da edição (a original na Grã Bretanha, e com o título “Food: the History of Taste”, pela editora Thames & Hudson, Londres) é professor na Universidade de Yale e teve a habilidade de convidar um grupo de elite de especialistas para cada capítulo sequencial em relação à evolução da comida e da forma de a apreciar.
Na Introdução, que o autor subtitula de “Uma Nova História da Culinária”, justifica ou apresenta a nova visão de analisar esta história e faz sentir como a evolução das mentalidades também influenciaram a alimentação.
O livro começa com a real evolução do paladar na pré-história, seguindo para os sabores na Antiguidade grega e romana, vai até à Gastronomia na China Imperial, ao nascimento da culinária islâmica medieval, a Europa na Idade Média, o ambiente culinário pós - Renascimento, as inovações culinárias até ao fim do século XVIII, a cozinha francesa nos séculos XIX e XX, o desenvolvimento do restaurante e o hábito de comer fora de casa e termina com o novo cenário da gastronomia.
Apesar dos títulos dos capítulos parecerem redutores os respectivos autores desenvolvem sempre a os antecedentes e o enquadramento das épocas sobre as quais escreveram.
Um livro quase obrigatório para quem se interessa pela história da alimentação. O SENAC tem uma colecção notável de edições em língua portuguesa que dificilmente chega a Portugal. Há alguém com coragem para fazer um acordo e os seus livros chegarem com regularidade a Portugal?
© Virgílio Nogueiro Gomes