fialho.jpg 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 FIALHO - Gastronomia Alentejana

 

 

Autor: Alberto Franco

 

Editora: althum.com

 

 

Já fazia falta. O prestígio do Restaurante Fialho já deveria estar registado em história. O livro apareceu-me de surpresa. Não tinha ouvido falar na sua preparação.

Para além do seu autor formal, temos um prefácio de ler palavra a palavra de Henrique Granadeiro. Invulgar a qualidade deste texto e o enquadramento de Évora e do Fialho, na vivência do seu autor. No final, e transcrevo, resume o fundamental do livro: ”A história do Fialho, que agora é contada em letra de forma para testemunho de vindouros, é uma bela lição de coragem e um caso exemplar de visão estratégica.”

Depois a história da família e dos estabelecimentos que nos fizeram chegar até ao Restaurante Fialho já apelidado de catedral da cozinha portuguesa.

O livro está dividido em seis capítulos com sendo o primeiro dedicado ao progenitor e primeira descendência e com o título “Filho de Mariana Letrada”. É a história do princípio da geração que transformou e prestigiou o famoso restaurante. O segundo “A Taberna de Manuel Fialho”, para além do texto e em continuação cronológica do anterior, apresenta um conjunto de receitas de Petiscos. O terceiro “Casa de Comidas de Manuel Fialho” segue a história mas agora com receitas de Doses. O quarto “Mascarenhas Bar”, com receitas de Pratinhos. O quinto “Restaurante Fialho” apresenta as receitas de Especialidades. O sexto “A fraternal cozinha” remete-nos para a actualidade do restaurante.

As receitas são um conteúdo ilustrativo sem uma redacção profissional que faz acrescentar o sentido poético do livro. Bom exemplo. Portugal já merecia este livro. Esperemos que outros restaurantes lhe sigam o exemplo.

Parabéns à Família Fialho, que para além de um grande restaurante criaram, à volta da comida, um grande espaço de convivialidade.

 

© Virgílio Nogueiro Gomes