deguiapopularvinhos.jpg       

 

 

 

 

 

 

 

Autor: Aníbal Coutinho

Editor: Editorial Presença

  

Já no anterior guia do Aníbal Coutinho tive oportunidade de ter elogiado o seu tipo de escrita, em especial na descomplicação do vinho, e designadamente a metodologia de localização geográfica mais fácil para o consumidor comum.

Apesar de eu circular próximo a muita gente especialista em vinho, muitos dos meus amigos, não especialistas mas apreciadores de um bom vinho, me questionam sobre a literatura vinícola e muitos se queixam que já não conseguem ler comentários, ou críticas, aos vinhos porque não os entendem. Apetece-me dizer-lhes que se limitem a provar o vinho e se gostarem que continuem a beber. E depois que o saibam escolher para acompanhar a comida certa. Ou melhor que esse vinho seja a escolha certa para a refeição escolhida.

Este novo guia prima pela simplicidade. Pela informação directa que interessa ao consumidor. E isto porque interessa cativar maior número de consumidores de vinho, mas que estejam convictos que o vinho não é para matar a sede, mas para ajudar a comer com mais qualidade.

A escolha dos vinhos é feita pelo preço de venda ao público. Um grupo para vinhos entre € 2 – 5 e outro para € 5 – 10. E o velho ditado que não é o preço (apenas) que determina os bons produtos. Sugestões de boas escolhas a preços razoáveis. E que nos ensinam a participar com o vinho no nosso quotidiano.

Nem só os vinhos caros merecem ser bebidos. Depois ainda as escolhas emocionais do Aníbal assinaladas com corações! 

 

© Virgílio Nogueiro Gomes