flavorbible.jpg 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Autores: Karen Page e Andrew Dornenburg

 

Editora: Little, Brown and Company

 

ISBN: 978-0-316-11840-8

 

 

As edições portuguesas concentram-se no período natalício passando-se muitos meses do ano sem novidades. Por isso recorro a edições estrangeiras e também pelo interesse que elas representam.

Estamos perante um livro com uma metodologia interessante em relação à identificação do sabor dos alimentos e os mesmos tratados culinariamente. Composto por três capítulos com um resumo identificador do seu conteúdo: “gosto é igual ao paladar mais o primeiro sentir da boca mais o aroma e mais o factor X que significa aprender a reconhecer a linguagem da comida”. Como factor X os autores consideram todas as percepções adquiridas através dos outros sentidos como o coração a lembrança e o espírito.

No segundo capítulo dedicado ao reconhecimento da grande cozinha maximizando o sabor mais o prazer através das reacções do corpo, mais o coração, mais a lembrança e o espírito que nos permite a comunicação através da comida. Termina com um capítulo de ordenamento por uma carta de semelhanças dos sabores e a respectiva sistematização.

O livro que parece difícil ao começo, vai revelando-se muito atractivo e com necessidade de ler até ao fim.

Recomendo que a primeira leitura seja em diagonal apenas para perceber os seus conteúdos. Depois transforma-se num interessante livro de consulta sempre que trabalhamos com um produto ou uma confecção.

Livro muito importante para que queira entender as combinações culinárias que numa perspectiva profissional ou de sério apreciador.  

 

(C) Virgílio Nogueiro Gomes