copiadeccozinhaarabe.jpg 

Autor: M. Margarida Pereira-Muller

Editora: Colares Editora

Esta editora brinda-nos com raridades fundamentais para termos conhecimento do que herdámos nos complicado emaranhado das tradições alimentares. Admiro a coragem desta editora.

Nos manuais de história, do meu tempo escolar, praticamente foi banida a presença árabe no que veio a ser Portugal. Apenas se referiam à necessidade de combater os infiéis, os árabes, de D. Afonso Henriques a D. Afonso III, e depois as várias campanhas do norte de África que agora parece serem mais por interesses económicos do que pela propagação da Fé.

Interessante o estudo que a autora agora publica. Já conhecemos a autora de outras intervenções sobre alimentos e bebidas como o Licor Beirão ou as Receitas da Serafina.

Neste livro a autora faz uma introdução que ajuda a entender o livro e depois dedica um capítulo relatando a história do Islão, outro sobre os Árabes na Península Ibéria e continua com os Hábitos Alimentares dos Muçulmanos. Os antecedentes históricos são ainda apresentados no capítulo Algumas Referências Alimentares no Alcorão e um capítulo sobre a Cozinha Árabe dividida entre a Cozinha de Al-Andaluz e a Cozinha de Marrocos, que certamente foram as que mais raízes deixaram entre nós.

A segunda parte do livro é constituída por um conjunto de receitas que ainda hoje se praticam no Magrebe e redigidas de uma forma simples para confecção.

Apetece-me desafiar a autora, que muito respeito, a fazer uma aproximação daquelas receitas ao receituário actual português e, portanto, fixar as nossas receitas nas origens árabes.

E para terminar inclui um poema de Ibn Muqana que faz parte dos eruditos luso-árabes.

 

© Virgílio Nogueiro Gomes