Autor: Armando Fernandes
Editora: ADXTUR, Agência de Desenvolvimento Turístico das Aldeias de Xisto
Ao ver livros desta categoria apetece perguntar porque razão não há trabalhos para todas as regiões com características diferenciadoras como são as Aldeias de Xisto. A proposta editorial pretende apresentar a carta gastronómica dessas aldeias. O termo Aldeias, hoje, parece uma designação poética de um conjunto de população, que vivendo longe de certa civilização, mantém umas características de vida ligadas à terra e que aproveitam bem os produtos do “terroir”.
A primeira metade do livro é constituída por um conjunto de textos que caracteriza a região e as suas aldeias, bem como os seus produtos alimentares e as linhas mestras da sua dieta alimentar. Na segunda metade encontramos a ilustração dos textos com a apresentação das receitas que ainda hoje se praticam. Mesmo a terminar uma tabela de produtos e condimentos com indicação de origem geográfica, um índice remissivo das receitas e um índice remissivo das aldeias. Justifica-se este realce pela sua utilidade de consulta e uma forma rápida de encontrar a respostas aos artigos ou receituário procurado.
Perdoem-me os autores de receitas mas a sua apresentação simples acrescenta quase nada ao estudo regional ou ao seu estudo numa perspectiva cultural, antropológica ou sociológica. Os textos iniciais, caracterizando a região e, apresentando a evolução das tradições locais, revelam um estudo aprofundado e sério para entender a realidade mantida naquele espaço geográfico. Escrita com clareza e sabedoria do meu amigo Armando Fernandes.
Elogio especial para as fotos e grafismo do livro. Excelente escolha do papel de impressão.