algocomalgasnet
Título: algo com Algas

Autor: Chef Pedro Mendes

Editor: Pedro Mendes e Mutante

ISBN: 978-989-331796

Este não é mais um livro de receitas. As receitas estão lá para incentivar o consumo de um produto que está, ainda, muito arredado das cozinhas. Este livro poderia também ser um complemento para a identificação da Dieta Atlântica que tanto domina as tradições alimentares da nossa maravilhosa costa marítima.

O livro é um desafio para a utilização de oito algas que já se encontram no mercado comercial. Breves informações com fotografias cativantes logo no início do livro. Mas existem muitas mais! Prudentemente, e com sabedoria, Pedro Mendes construiu receitas para as oito descritas no início do livro.

No prefácio «O Cozinheiro e o Mar», de Fernando Melo, somos bem esclarecidos da composição do livro e identificados alguns detalhes que vale a pena ler. Depois apresentado o desafio com os Vinhos de Lisboa que casaram com cada uma das receitas.

O autor tem um percurso, de prestígio, e bem identificado com a alimentação portuguesa com dedicação particular a alguns produtos. Evidente é a sua ligação ao Alentejo que surge com inspiração em muitas receitas. Em 2013 publicou o livro O Renascer da Bolota que revela bem os seus propósitos. O livro agora apresentado manifesta o rigor e o entusiasmo que o autor, enquanto chefe de cozinha, aplica na sua atividade criativa. Outro atrativo deste livro é a coragem de apresentar dezassete receitas vegetarianas, e vinte e duas com peixes ou maricos. No conjunto um elogio ao mar.

Nos tempos que corremos, este livro é uma excelente ajuda para variar o receituário e comer melhor, com produtos alternativos, e ajudando a nossa saúde. Depois deste confinamento parece-me que muitos descobriram os seus talentos culinários. Os do autor são bem conhecidos e num passeio até Vila Viçosa podem desfrutar de uma excelente refeição, ato convivial em festa.

Parabéns ao autor, ao fotógrafo e promotores do livro.

Edição bilingue português e inglês.

 

© Virgílio Nogueiro Gomes

As algas podem ser adquiridas através da Alga Plus