
Título: Scandaleusement Décadent
Autor: Bernard Laurance
Editora: Flammarion
ISBN: 9782080231512
Eu sei que atualmente os profissionais gostam mais de livros em inglês e que cada vez menos aprendem francês. Mais uma vez afirmo que os melhores livros, mesmo de cozinha contemporânea, são escritos no idioma francês, não esquecendo que esta língua tem todo o vocabulário de cozinha e pastelaria e que a língua inglesa usa muita terminologia francesa.
Este livro foi publicado em França durante o mês de novembro e eu recebi-o em meados de dezembro quase a parecer um presente de Natal. Para além da sua capa atrativa, o título não engana ninguém e provoca que se consuma de imediato. Assim aconteceu. Apesar de a composição do livro ser essencialmente receitas, o autor escreveu textos interessantíssimos antes de apresentar as receitas. E foi o meu segundo deleite. Sim, porque o primeiro foram as fotografias provocadoras que tornam o livro numa vontade de apetite devorador. Pois, o pecado da gula…!
Permito-me traduzir as primeiras linhas do autor no texto de abertura que ele intitula “C'est un scandale!”: “Tanto de gulodice, de regalo, de delícia, de doçura, de encantador, de deleite, de felicidade simples, de prazer açucarado, de sobremesas sedutoras. Um pecado? Sim, sem dúvida. Mas que é bom, que é agradável! Com culpas? Não, certamente que não. Para preparar boas sobremesas, não reconheço nenhumas e tanto o meu espírito quanto o meu corpo estão em alegria com a ideia de partilhar saborosas e generosas pastelarias.”
E o livro não se fica com especialidades francesas, viajando por outros países com doçaria de imagem arrebatadora.
Primeiro um prazer para os olhos e, depois do prazer de confecionar, o prazer do gosto à mesa.
Bom Apetite!
© Virgílio Nogueiro Gomes