algas1

ALGAS onde o mar começa

Parecem dois livros, mas, verdadeiramente, não o são. Chamemos-lhes cadernos. São o resultado de um projeto desenvolvido na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa.

Segundo a Professora Paulina Mata, que integra o projeto: O consumo de algas marinhas na alimentação dos portugueses tem pouca expressão, ao contrário do que acontece há séculos em outras culturas. No entanto, temos uma extensa costa (1860 km) com uma impressionante variedade de algas (cerca de 400), e uma produção de aquacultura considerada entre as melhores do mundo.

As algas têm enormes potencialidades no contexto da sustentabilidade, das restrições alimentares várias, e até mesmo para diversificação de fontes de alimentos e experiências gastronómicas. O interesse pela sua introdução na alimentação tem sido crescente no mundo ocidental, pois têm-lhes sido associados benefícios nutricionais relevantes associados à saúde e bem estar. São, por isso, considerados como alternativas alimentares importantes e sustentáveis.

 

 

algas2

ALGAS o mar à mesa

Estas e muito mais informações e receitas estão incluídas nestes cadernos. Não podendo ser adquiridos impressos aqui fica o link para download grátis:

https://alga4food.wixsite.com/page/gastronomia

Recomendo vivamente, e verão que vale a pena.

Boas leituras e bom apetite!

© Virgílio Nogueiro Gomes