Rota Gastronómica da Cereja do Fundão
Na sua quinta edição, além de Lisboa e Porto, a rota que reúne os mais importantes chefs nacionais que confecionam menus com Cereja do Fundão estende-se ao Sul do país. Este ano destaca-se o aumento da presença de restaurantes com Estrela Michelin.
A V Rota Gastronómica da Cereja do Fundão, inserida na Campanha da Cereja 2017, realiza-se de 16 de Junho a 2 de Julho em Lisboa, no Porto e, pela primeira vez, no Algarve. Ao longo destes dias, os melhores restaurantes, bares e chefs pasteleiros convidados a participar nesta rota vão desenvolver menus inspirados na Cereja do Fundão, que inclui entradas, pratos principais, sobremesas ou cocktails. Este ano, entre as novidades, encontram-se restaurantes como o Vila Joya, com o chef Dieter Koschina com duas estrelas Michelin.
O crescimento da rota, com a sua expansão geográfica, reflete o reconhecimento da qualidade do produto pelos principais chefs a nível nacional. No ano passado estreou-se no Porto e este ano chegámos ao Algarve. Sentimos que é já um evento que marca esta altura do ano e que reconhece a Cereja do Fundão como produto de excelência e também o trabalho que o Município tem desenvolvido, utilizando este fruto como motor de desenvolvimento económico da região, refere Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão.
Para já, estão confirmados nesta quinta edição:
- Lisboa: Tasca e Peixaria da Esquina, Eleven, Taberna da Rua das Flores, Loco, Cantinho do Avillez, Café Lisboa, Chapitô à Mesa, Ibo, Laurentina, Panorama (Sheraton Lisboa Hotel & Spa), Bistro 4 (Porto Bay Liberdade) e O Nobre;
- Porto: Pedro Lemos, Casa de Chá da Boa Nova, Cantinho do Avillez, A Colonial e The Yeatman;
- Algarve: São Gabriel, Bon Bon, Vistas, Vila Joya e Vila Joya Sea
Quanto aos bares que vão desenvolver cocktails com Cereja do Fundão, estão confirmados, em Lisboa, o Red Frog, o Double9 e O Purista – Barbière e, no Algarve, o Liquid Lounge.
Fui experimentar o menu que o Chef Miguel Paulino, restaurante Panorama do Hotel Sheraton de Lisboa, preparou:
Iogurte aromatizado com cardamomo e crocante de cereja
Salada de aipo, neve de ostras, cerejas do Fundão e água de ostras
Leite creme de foie gras, com puré de cereja do Fundão e jus de coentros
Supremo de pato com beterraba, cerejas do Fundão assadas no carvão, pele de cavala estaladiça e jus de rosas
Cerejas do Fundão fumadas com gelado de maçã e fermento, rebento de ervilha
Mousse de cereja do Fundão com gelado de cerefólio e mel
Imaginação e bom equilíbrio de sabores.
Para esta refeição foram servidos os seguintes vinhos: Branco – Alpedrinha Reserva, Adega Cooperativa do Fundão, e Tinto – Quinta dos Currais, Colheita selecionada.
© Virgílio Nogueiro Gomes
Para mais informações contactar:
Patrícia Dias – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. – 913 456 722
Ana Nabais – Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. – 914 860 177