PORTA para os prazeres...

 

0port0 

Vista exterior do edifício

Recentemente estive em Bragança e criei uma elevada espectativa com a possibilidade de fazer uma refeição no novíssimo restaurante PORTA. Espectativa, completamente, satisfeita com a prova de um excelente jantar. Não é fácil escrever sobre um restaurante que abriu há pouco tempo, mas atrevo-me a fazê-lo por conhecer bem os dois artistas e as suas carreiras, e que contribuem diariamente para este brilho: André Silva e Eurico Castro. Em boa hora o Município de Bragança procedeu a obras de restauro, cuidadoso e elegante, neste imóvel integrado no Forte de São João de Deus, junto ao Mercado Municipal, no local onde se fazem as feiras tradicionais. Localização ideal para um restaurante, num lugar elevado que permite uma vista invulgar sobre a cidade.

 

 

0port0A 

Receção e porta do restaurante

 

Edifício em dois pisos, estando preste a abrir no rez-do-chão um espaço polivalente que está equipado para ser um local de petiscos, provas de vinho e refeições ligeiras, e no primeiro andar um bar e o restaurante. Os dois pisos são ligados, no interior, por espaçoso elevador. Decoração moderna, confortável e integração de artesanato local.

 

 

0port0B

Bar

 

O programa gastronómico é ousado, mas de confeções perfeitas, conjugação atrativa de produtos (muitos locais), sugestões em menus degustações e serviço à carta, e excelente garrafeira. Proposta de cozinha de autor com muita evidência para produtos transmontanos. Serviço de mesa que corresponde à qualidade dos pratos servidos, explicando muito bem as iguarias. Mais um excelente restaurante que colocará Bragança nas rotas da boa mesa portuguesa, moderna e atrativa. Espero que a região entenda a categoria deste restaurante e se orgulhe de o frequentar. Pelo menos para alguma vez fazer a celebração da festa à mesa, nesta casa. Melhor do que lhe atribuir mais adjetivos, aqui fica um desfilar de pratos foram servidos na minha mesa, e que sejam o suficiente para vos provocar uma visita gulosa e apetitosa.

 

 

 

 0port0C

Interior do restaurante

 

Eis o que foi servido nesse jantar inesquecível:

 

0port1 

Cone com foie gras e lâminas de presunto Bísaro

 

 

0port2

Tártaro de camarão com laranja assada e folha de arroz e petinga com ovas de sardinha e molho Cesar, tomate e mozarela

 

 

0port3

Nabos de bacalhau

 

 

 

0port4 

Trufa de alheira com castanha e creme de espinafres

 

 

0port5

Pão de centeio e folar de carne

 

 

 

0port6 

Carabineiro ao carvão – abóbora, citrinos e ouriço-do-mar

 

 

0port7

Lagostins e beterraba – beurre blac, porco, molho tariaki, ananas dos Açores, cogumelos, algas

 

 

 

0port8

Peixe-galo e caviar – aipo, espinafres, funcho e molho de enguia fumada

 

 

 

0port9 

Garoupa e leite de coco – raviolis de camarão, caranguejo de casca mole e caviar de averruga

 

 

 

0port9A 

Detalhe da garoupa

 

 

0port10

Filhós e queijo Terrincho – Vinho do Porto, avelãs, cereja e vinagre balsâmico velho

 

 

 

0port11 

Açafrão e baunilha – iogurte, gengibre, kumquat, alfazema

Para além destes pratos ainda encontramos: “Truta e malagueta”, “Casulas e lombinho de porco transmontano”, “Borrego e mel transmontano”, ... e muitas propostas que, garantidamente, nos fazem apetecer voltar, por isso lhe chamei PORTA para os prazeres. A carta propõe três menus degustação e uma lista para serviço à carta.

Parabéns aos artistas / chefes. Parabéns a Bragança!

© Virgílio Nogueiro Gomes

 

 

PORTA Restaurante
Forte São João de Deus
5300-263 Bragança

TL 273 098 516    Encerra Domingos e 2ªs feiras