dia 17 028.jpg

 (Enchidos transmontanos)

 

O dia de hoje, 17, é organizado pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, e dedicado a Trás-os-Montes. Os que me conhecem sabem como será difícil redigir este pequeno texto. Sem exageros.

O almoço foi confecionado pelo Restaurante D. Roberto, de Gimonde, Bragança. No pátio, como entradas foram servidas: Alheira de caça, Azedo de Vinhais IGP, Chouriça de Vinhais IGP, Salpicão de Vinhais IGP, Presunto de raça bísara DOP, Queijo de ovelha DOP, Queijo de cabra DOP, Amêndoas, Nozes, Figos secos, Castanhas da terra fria transmontana, Pão de trigo e centeio de Gimonde e Folar transmontano. Depois foi servido o almoço:

Creme de Castanhas

Bacalhau assado no tacho com puré e cebolada com presunto bísaro DOP

Cordeiro bragançano DOP assado no forno, com estufado de repolgas e arroz de miúdos

Gelado de Marmelo com compota de amoras

Súplicas de Bragança

Bola mirandesa

Para acompanhar esta refeição foram servidos vinho branco Pala da Lebre DOC Douro, vinho tinto A. Montesinho DOC Douro de Freixiel e licores D. Roberto.

A animação esteve a cargo do Grupo de Pauliteiros de Malhadas, Miranda do Douro.

Delicada foi a breve homenagem que a região fez ao meu amigo Armando Fermandes e a mim.

Durante a tarde assistimos a mais uma demonstração de culinária a cargo das Equipas Olímpicas da Culinária. Desta vez esteve em ação o jovem Jorge Fernandes acompanhado por Luis Gaspar. Apresentaram uma minuciosa preparação de: “Filete de robalo corado, canelloni de alho francês recheado com migas, ameijoas à Bulhão Pato e batata cozinhada em infusão de Açafrão” e “Caldeirada do mar em caldo clarificado, ravióli de sapateira e legumes de inverno”. De referir o interesse crescente de público a assistir a estas apresentações.

Para continuar em Trás-os-Montes, jantei no Restaurante Académico, de Bragança, onde me regalei com uma completa sopa à lavrador, alheira de caça, chouriça assada e marmelos assados com canela.

Os Pauliteiros de Malhadas, Miranda do Douro, repetiram atuação à noite no palco do Pátio.

© Virgílio Nogueiro Gomes