presunto 007a.jpg

(Mestre Nico Jiménez dando a sua aula de "Corte de Presunto Ibérico")

Fui convidado a participar num curso de “Corte de Presunto Ibérico” que se realizou dia 11 de Outubro de 2010 no Hotel Tivoli Oriente, em Lisboa, com organização das Edições do Gosto e naturalmente patrocinado pela Embajada de España e Junta de Extremadura através do seu Fomento de Mercado.

Os participantes do curso receberam um manual em português com um primeiro capítulo sobre o porco ibérico, a sua história e evolução, as características físicas, as variedades, o meio ambiente e alimentação e o ciclo reprodutivo. O segundo capítulo é dedicado às denominações de origem, ao Conselho Regulador, e às denominações de qualidade do presunto ibérico em Espanha. O terceiro capítulo, dedicado ao Presunto Ibérico, incluía a preparação, cura e maturação do presunto ibérico, as suas partes, a prova do presunto ibérico, a preparação da zona de corte e o corte do presunto. Para terminar, o quarto capítulo, destinado à apresentação e consumo de porco ibérico, a conservação do presunto ibérico, o valor nutricional e energético do presunto ibérico e verdades e mentiras do presunto ibérico.

O curso foi ministrado pelo Mestre Nico Jiménez que, pausadamente e com uma linguagem clara, entusiasmou os seus “alunos”. Depois das apresentações teóricas passou à prática de preparação e corte do presunto tendo o cuidado de apresentar as justificações, ou razões, para todos os atos. Explicação cuidadosa também de todos os utensílios de corte. Saliento o entusiasmo e o brio com que nos transmite os seus conhecimentos. E o orgulho do que é seu e de Espanha. De seguida foi a vez de todos os alunos experimentarem. Parabéns.

Enquanto assistia a este curso estava eu a pensar nos nossos presuntos de “bísaro” e de “porco alentejano”. E interrogava-me sobre a promoção dos nossos produtos…! Eu sei que gostamos de reclamar de tudo. Eu reclamo por fazermos tão pouco por aquilo que é nosso.

Nuestros amigos também trouxeram um bom vinho tinto, Lar de Barros 2006 - Ribeira del Guadiana, acompanhante ideal do presunto.

© Virgílio Nogueiro Gomes