Receitas Verdadeiras e Úteis
O século XIX foi fértil na publicação de vários livros e alguns que se intitulam com “Receitas” que são “Verdadeiras” e muitas vezes “Úteis. Ora agora quando vemos num livro, título com “Receitas”, pensamos quase imediatamente que serão receitas de cozinha! Pois naquele século os livros de receitas úteis ou práticas tinham que ver, muitas vezes, com receitas para governo da casa ou forma de preparar alguns produtos domésticos, mesmo que seja preparar tinta para escrever. Acontece que muitas vezes esses livros incluíam, também, algumas receitas de cozinha. Esses livros tinham muito sucesso e faziam-se várias edições e vou aqui apresentar um desses.
Trata-se do livro cuja primeira edição poderá ter acontecido em 1859, sem autor, e que se vendia na Loja de Bordallo na Rua Augusta nº 195 em Lisboa, e com o título Nova Collecção de Receitas Úteis e Necessárias a Todas as Pessoas e aos Artistas em Geral cuja primeira página aqui apresento:
O mesmo livro é publicado em 1865, em “Quarta Edição Mais Correcta e Augmentada com um Curioso Additamento“, mas editado por Livraria de J. J. Bordallo, na Rua Augusta, 26 em Lisboa cuja primeira página apresento:
Tenho um segundo exemplar desta edição com a curiosidade de estar com acréscimos, do possível proprietário, com receitas para “Graxa” e outros. Era um hábito acrescentar, manuscritos, com informações ou outras receitas associadas. Aqui apresento:
Uma nova edição que seguramente teve origem nas edições apresentadas, com novo título Manual de Receitas e Segredos Úteis e Necessários a todas as Famílias e Artistas em Geral, Augmentada com um Breve Tratado de Conservação de Beleza, desta vez editado por Joaquim José Bordalo, da Travessa da Victoria, 42 – 1º, em Lisboa em 1891. É afirmado como “6ª Edição”, seguramente das edições anteriormente apresentadas. Para além da identificação dos capítulos: “Das Nodoas” (Nodoas em panno de lã, nodoas oleosas, de vinho, de ferrugem, de tinta, de cera, de azeite; em seda ou linho…), “Lavagem de Roupa”, “Das Tintas”, “Preparação das Tintas a Oleo, ou Verniz), “Dos Vernizes”, “Sabões de Cheiro”, “Diferentes Empregos da Cera”, “Hygiene”, “Arte Culinaria”, “Gelados”, “Licores”, “Perfumarias” e “Breve Tratado da Conservação da Beleza”. Tem um índice bem detalhado para facilmente encontramos o que pretendemos saber. No capítulo da culinária podemos encontrar receitas como: “Methodo para tirar o ranço à manteiga”, “Methodo para fazer em pouco tempo carnes salgadas de fumeiro”, “Maneira de conservar o leite”, “Manjar branco de gallinha”, “Ovos à franciscana”, “Dôce de rosas”, “Bolo inglez”, “Marmelada tónica”, Compota de maçãs à portugueza”, e muitas mais.
Eis a primeira página:
Tenho os quatro exemplares adquiridos já encadernados, sendo que a encadernação da primeira edição é especial e em azul.
Ainda mais um livro, publicado em 1847, com o título Pequena Colleção de Verdadeiras Receitas, por João Baptista Lucio e publicado pela Typ Cezariana, na Rua da Fereiras da Encarnação Nº 28 em Lisboa que, apesar de não ter receitas de cozinha, tem algumas de bebidas e muitas delas de fazer em casa.
Eis a primeira página:
Porque o índice é curioso, e não muito longo, aqui vos deixo em digitalização, para satisfazer melhor a vossa curiosidade:
Boas Leituras.
© Virgílio Nogueiro Gomes