Uma refeição com história
Adquiri recentemente num leilão um menu invulgar, que foi impresso em Macau na Typographia Mercantil, sobre seda, e a refeição aconteceu no dia 16 de dezembro de 1901 (“Jantar do dia 6 da 11ª Lua do Anno 27º do Reinado de S. M. o Imperador Kuang-Su”). Agradeço a Delegação de Macau em Lisboa que me esclareceu da data pois está com uma apresentação que necessita descodificação.
Cabeçalho do Menu
A primeira curiosidade é o menu estar impresso sobre seda e de grande dimensão: 32cmsx16cms sem franja. O primeiro impresso sobre seda, que eu conheço, corresponde a um jantar em 1894, em Lyon, França, oferecido pelo Presidente Sadi Carnot durante uma visita à Exposição Universal e Colonial. O seguinte, e possivelmente o mais divulgado, é do dia 2 de maio de 1903 de um jantar oferecido pelo Presidente da República Francesa Émile Loubet a Sua Majestade Eduardo VII, rei do Reino Unido. Curiosamente neste menu é servido Vinho do Porto. O primeiro menu que conheci impresso sobre outro tecido é o de um banquete em Bruxelas oferecido aos artistas estrangeiros aí residentes, em 1845, e depois um em estopa, o menu de celebração da Páscoa, no castelo de Wartburg, do imperador Guilherme II em 1895.
A segunda curiosidade é a composição culinária do menu. A apresentação e a forma de serviço parece inspirada no chamado “serviço à francesa”, já em extinção em toda a Europa. O que denominam de “Mesa” poderia corresponder ao termo “Coberta” ou “Serviço” à francesa. No verso o menu está impresso em língua chinesa.
Outra curiosidade, e que poderá despertar um estudo detalhado é a grande variedade de iguarias de cariz oriental, digamos chinês. Não vou neste texto explicar todos estes pratos, mas será uma tarefa longa e curiosa.
O lote do leilão deste menu incluía um envelope com uma carta, cujo topo foi cortado, e que reproduzo. Trata-se da oferta do menu a alguém que não sabemos quem. Dado estar em espanhol, fácil de compreender, não traduzo.
Carta
A quarta curiosidade, e não menos importante, é a razão desta refeição especial. Apesar das fontes consultadas não serem convergentes em todos os detalhes, apurei que esta refeição foi servida em Taiwan conforme menção na cabeça do menu “TAI-TUNG”, que é o maior condado de Taiwan. Foi de Portugal uma missão diplomática chefiada pelo dr. José de Azevedo Castelo Branco (1852-1923) para negociar com a China a cedência de terrenos para alargar a área de Macau. Em 1901 chega a Macau como Ministro Plenipotenciário (Embaixador) de Portugal na China. Curiosamente foi o último Ministro dos Negócios Estrangeiros da Monarquia.
Transcrição do Menu:
Tai-Tung
Jantar do dia 6 da 11ª Lua do Ano 27º do Reinado de S. M. o Imperador Kuang-Su
MENU
Primeira Mesa
Pratos frios:
Costelletas açucaradas – Ovos Cristalisados de Shangai
Lulas secas desfiadas – Omelettes de folhas de chrysanthemos
Carne de porco desfiada – Caranguejo á Suchau
Fatias de Fiambre – Ditas de galinha
Damascos – Amendoins – Amendoas – Pevides
Frutas
Peras – Toranjas – Laranjas – Tangerinas de San-hui
Conservas
“Vong-pi” – Tangerina – Gengibre – Ameixas
SOPAS
- de ninhos de pássaros à mandarina
- de ovos de pombas
- de caranguejos, fiambre e cogumelos
- de bichos-de-mar com borrachos
- de búzios com cogumellos de Cantão
- de carne picada de perdiz
Bilinholas
Chrysanthemos fritos - Chilicotes de maçãs
Pãesinhos com recheios de feijão – Pão de ló mole?
Frutas de trate em calda de assucar
ASSADOS E COSIDOS
Leitão assado – Gallinha cosida – Pato assado – Carne de porco cosida
Pasteis
Segunda Mesa
Sopa de barbatanas de peixe à Yong-chao
Guisado de manduco com azevia assada
Guisado de galinha com nozes
Sopa de tartaruga com amendoas
Guisado de marrecos com rebentos de bambú
Guisado de codornizes e alface
PASTELINHOS:
de camarões – de galinha – de lagostins e pastelinhos à pekinense
Caldo de fiambre com capão
Terceira Mesa
Buchos cosidos em caldo de galinha
“Awabis” guisados
Cogumellos guisados
Toucinho de porco estufado
Chilicotes cosidos a banho-maria
ARROZ E CANJA
Condimentos:
Ovos de pato salgados
“Nam-iu”
Linguiça
Verdura “Kai lan”
Cidra salmorada
Não são indicadas bebidas.
© Virgílio Nogueiro Gomes