À Portuguesa e o prémio
A Academia Internacional de Gastronomia, com sede em Paris, atribuiu o Prémio de Literatura Gastronómica 2022 ao livro À Portuguesa: Receitas em livros estrangeiros até 1900, da minha autoria. Sobre este livro já o tinha apresentado neste site e que poderão reler clicando aqui.
Pode ler-se na divulgação do prémio:
“Com uma vida dedicada à gastronomia, Virgílio Nogueiro Gomes é uma referência nesta área, e tem uma importante obra publicada. «À Portuguesa» é o seu livro mais recente, e foca um acervo de receitas com a designação «à portuguesa» que marcam presença em livros estrangeiros, até ao início do século XX.
Esta obra veio enriquecer o património da literatura gastronómica do nosso país, permitindo a historiadores, cozinheiros, amantes de cozinha e gastrónomos perceberem melhor a influência da cozinha portuguesa no mundo.
A Academia Internacional de Gastronomia reuniu em assembleia-geral no dia 29 de abril e anunciou agora, publicamente, a atribuição deste prémio a Virgílio Nogueiro Gomes. A candidatura do livro «À Portuguesa» a este prémio partiu da Academia Portuguesa de Gastronomia, que tem assento naquela organização internacional. O diploma deverá ser entregue ao autor em setembro, no Grémio Literário de Lisboa.”
Eu já havia recebido, em 2015, o Grande Prémio Literatura Gastronómica, atribuído pela Academia Portuguesa de Gastronomia com o livro Dicionário prático da Cozinha Portuguesa.
Aproveito para agradecer a todos os que me têm vindo a felicitar pela atribuição deste prémio. Todos gostamos de ser premiados e os prémios devem ser um estímulo para continuar. Brevemente darei notícias das novas obras a publicar.
© Virgílio Nogueiro Gomes