D. Manuel II em Windsor
D. Manuel II, último rei de Portugal, efetuou uma visita de Estado ao Reino Unido iniciada em 15 de novembro de 1909, dia do seu aniversário. Reinava naquele país Eduardo VII, seu parente pois a Rainha Vitoria tinha sido casada com o Príncipe Albert que era primo direto do bisavô de D. Manuel, Rei D. Fernando II casado com a nossa Rainha D. Maria II.
Esta viagem teve como objetivo a confirmação da aliança entre os dois países e durante a qual o Rei D. Manuel II seria entronizado na Ordem da Jarreteira, cerimónia descrita em detalhe por Rocha Martins no seu livro “D. Manuel II (Memorias para a História do seu reinado)”. Também o Conde de Mafra, que acompanhou em toda a viagem do monarca e do qual era médico particular, deixou registos no seu diário sobre esta estadia. Vejamos parte do que escreveu sobre este dia:
De manhã passeei na pequena, mas linda cidade de Windsor…
À 1 ½ almoço grande com todas as realezas.
…Às 7 h. p.m. fui vestir El-Rei com o Coronel Dowson que é o Secretário da Jarreteira e quiz marcar o sitio da farda. Às 7 ½ imposição da Jarreteira a El-Rei D. Manuel pelo Rei Eduardo VII. Assistimos todos à imponente cerimónia por uma concessão especialíssima do rei Eduardo.
De tarde fomos todos agraciados pelo Rei Eduardo VII com a Ordem de Victoria. Eu fiquei sendo C. V. O. Que vem a ser Comendador. Gostei imenso desta graça. Já todos à noite tínhamos as insígnias postas.
Às 8 ½ grandioso banquete em St. Georges Hall a 200 pessoas.
Ora é sobre esta refeição que vos apresento o seu menu. A imagem ilustrativa é propriedade do colecionador Pedro do Carmo Costa, que reside em Londres, e que me contactou no seguimento da apresentação do livro “Menus da Família Real” da Fundação da Casa de Bragança / Scribe, sobre o qual já escrevi.
Menu de 16 de novembro de 1909
Menu do jantar de 16 de novembro de 1909, com as informações de preparação que consegui identificar. O facto de ter um prato com o nome do rei D. Manuel II, não significa que seja uma receita da Casa Real. Era uma prática corrente mencionar a personalidade homenageada e colocava-se o seu nome no menu.
Caviare de Sterlet
Sterlet é uma espécie de esturjão pequeno que aparece na Europa oriental e na Ásia ocidental. As sua ovas eram especialmente apreciadas pelo seu gosto delicado e que também se chamavam de caviar.
Tortue à la Parisienne
Tortue Claire – Consommé de bœuf, volaille et chair de tortue aromatisé aux herbes à tortue (basilic, marjolaine, sauge, romarin, sarriette, thym, coriandre, poivre en grains, feuilles de laurier en infusion), légèrement lié à l’arrow-root. Garnir : chair de carapace coupée en carrés de 3 cm de côté. Possivelmente que é a receita utilizada pois o termo « Tortue” para uma possível inspiração do termo “Parisienne” significava: Consommé au fumet de poireaux. Garnir: julienne de pommes de terre et de poirreaux.
Filets de Soles à la Richelieu
Sauter au beurre clarifié. Beurre Maître d’hôtel dans l’ouverture. Rangée de lames de trouffes.
Mousseline de Bécassine à la Roi Manuel
Mousseline é um termo genérico para indicar preparações delicadas a partir de um molho muito batido e que é, muitas vezes, apresentado em doses individuais. Aqui feito com carne de narceja e dedicada ao Rei D. Manuel II.
Côtelettes d’Agneau à l’Ambassadrice
Sauter. Déglacer madère et jus lié. Garnir foies de volaille et champignons sautés, crêtes et rognons de cop, laitues braisées, pommes noisette.
Poulardes Poelées à la Portugaise
Sauter au beurre et huile. Aux ¾ cuisson ajouter oignon haché, vin blanc, tomates concassées, champignons émincés et sautés, point d’ail. Finir de cuire. Dresser en versant la garniture dessus. Entourer tomates farcies.
Cailles sur Canapés à la Royale
Codornizes sobre tosta. «à la Royale» remetem os dicionários específicos o mesmo que para “Régence”: Clouter aux truffes. Poeler à blanc. Garniture Régence. Fonds réduit.
Salade à la Demidoff
Não tendo encontrado nenhuma Salada Demidoff, nome de uma ilustre família russa, encontrei receituário com este nome em cujas preparações entram sempre fundos de alcachofras.
Asperges Vertes, Sauce Mousseuse
Poires à la Paillard
Pâtisseries Variés
Cassolettes Armenonville
Paniers de Glaces Bouquetières
Friandises
Planta da cerimónia da Ordem da Jarreteira, Sala do Trono do Windsor Castle
Apesar do Conde de Mafra ter recolhido a planta da cerimónia de imposição da Ordem da Jarreteira aqui apresentada, foi recolhida na obra de Rocha Martins. Sabemos do cuidado do Conde de Mafra em colecionar menus, mas o desta refeição parece não constar na coleção dos seus herdeiros que publicaram em livro “Memórias do Tempo à mesa” de Isabel Pereira Coutinho, e este não está lá.
© Virgílio Nogueiro Gomes