A Grande Espera

 

 

 

 covid0

 

Há muito tempo que não havia em mim uma expectativa com espera tão longa. Praticamente dois meses sem ir a restaurantes! Eu que sou um viciado em comer fora de casa, em restaurantes, este aguardar do dia 18 de maio vai ficar memorável. Já fiz uma lista com os primeiros…

Li atentamente a Orientação da Direção Geral de Saúde recentemente divulgada para os Estabelecimentos de Restauração e Bebidas. Havia os arautos das desgraças que anunciavam supostas medidas, com exageros, que não estão, felizmente, contempladas nesta orientação. Algumas sugestões poderão até ficar para o futuro sempre que se manifestem como facilidades para o serviço.

Eu tenho muita confiança nos restaurantes e informo que me parece muito mais segurança nos estabelecimentos do que em muitas casas. Em termos de higiene e segurança alimentar não deve existir o que se chama very typical… no dia 18 e seguintes serei novamente um consumir privilegiado dos restaurantes. Portugal tem sido um exemple na aplicação de regras conhecidas como HACPP sigla para a higiene e segurança alimentar com identificação dos seus pontos críticos. Possivelmente a primeira grande operação destas regras decorreu durante a EXPO 98, e depois a propósito do EURO 2004 a AHRESP promoveu uma grande campanha com o programa Selecção 2004 que evidenciava os restaurantes que cumprem integralmente com as regras e naturalmente a ação persistente e meritória da ASAE, por vezes mal compreendida, e sobre a qual já me manifestei em várias ocasiões.

 

 

 

covid00

 

Conselho: frequentem restaurantes, locais seguros e ajudem ao desenvolvimento deste sector que foi tão penalizado com a pandemia.

Portei-me bem durante o período de confinamento, cozinhei bastante, e aproveitei os restaurantes de proximidade que tinham serviço de take-away. Nunca encomendei para entrega ao domicílio refeições. Ir levantar aos restaurantes era uma forma de dar um pequeno passeio, arejar! Com uma exceção: receber uma refeição completa em casa de um restaurante: Desgust’AR. Uma perfeição. Delicada forma de embalar, algumas guarnições embrulhadas à parte. Pois vou mostrar-vos essa refeição, que foi tão boa quanto as que já comi no local. Certo que faltava o serviço!

covid1

Empadinhas de Galinha

 

covid2

Sopa de Cação de Coentrada

covid3

Polvo na Frigideira

covid4

Sericá com Ameixa d’Elvas

Celebrem o fim deste período frequentado restaurantes.

Bom Apetite!

Virgílio Nogueiro Gomes