Título: Vinho à Mesa
Autora: Maria João de Almeida
Editora: Desassossego
ISBN: 9789898892072
Estamos perante um livro pesado pelo seu peso, número de páginas e qualidade de conteúdo. Como subtítulo podemos ler: Treze Chefes, Treze Regiões e 265 Vinhos! O livro é uma novidade enquanto à forma como foi organizado. Com grande seriedade de informação é também um livro com partes divertidas que transforma a sua consulta numa agradável surpresa.
Para atribuir a cada região vitivinícola um Chefe, foi realizado um sorteio com a ajuda dos dois autores de prefácios: Duarte Calvão e Frederico Falcão. Assim as sortes ditaram: para Vinho Verde – Chefe João Rodrigues, Trás-os-Montes – Miguel Laffan, Douro – Justa Nobre (a única mulher), Bairrada – Leonel Pereira, Dão – Rui Paula, Beira Interior - José Avillez, Lisboa – Ricardo Costa, Tejo – Alexandre Silva, Península de Setúbal – Vitor Sobral, Alentejo – Henrique Sá Pessoa, Algarve – Diogo Rocha, Madeira – Miguel Castro e Silva e Açores – Pedro Lemos. Os melhores vinhos de cada região à espera das receitas deste luxuoso painel de artistas da cozinha. Não se espere por uma cozinha regional, mas apercebemos muitos produtos regionais nas receitas criadas. Se os autores do receituário se pode imaginar complexo, vejam que cumprindo com rigor as instruções das receitas é possível, também, fazê-las em casa. Mas o melhor, e mais garantido, é ir aos respetivos restaurantes e disfrutar do prazer de ser servido!
Mas o livro é de vinhos. E a autora, corajosa num mundo tradicionalmente de homens, fez uma seleção especial. Não se limitou a escolher um vinho para cada prato. Escolheu um total de 265 vinhos, que descreve e lhes dá uma “nota de prova”.
Assim cada capítulo é dedicado a uma região com um texto caracterizador dos seus vinhos, seguida de uma biografia abreviada do chefe de cozinha e da sua relação com os vinhos. Depois a identificação do vinho escolhido para cada prato, 4 por região/chefe. Segue-se e indicação da escolha dos vinhos pela autora, e em jeito divertido e muito animado, um conjunto de doze fotos da autora na cozinha com o chefe respetivo, com os diálogos possíveis entre os dois, que revelam a boa disposição com que fizeram o trabalho, e que nos dá uma nota de alegria quando se consulta o livro. Para terminar temos as receitas e suas fotos. Boa fotografia em todo o livro da autoria de Jorge Simão.
Parabéns por mais esta obra. A Maria João de Almeida já nos habitou a só fazer livros bem feitos. E quando comprarem, verão que o preço é uma boa surpresa.
© Virgílio Nogueiro Gomes