livroalentejo.jpg

 

 

 

Alentejo, Além-Mar Influências e tradição na cozinha

 

Autor: Vítor Sobral

 

Editora: SENAC São Paulo

 

ISBN: 978-85-396-0100-4

 

Desde o início que optei por não sugerir livros que apenas contenham receitas. Mesmo quando estas são o reflexo de um importante percurso profissional. É o primeiro livro que apresento do Vitor Sobral e fico muito contente por isso. É incontestável a importância de Vitor Sobral no surgimento de uma nova cozinha portuguesa, marcando uma época, baseando-se sempre nos registos regionais da cozinha sem lhes tirar identidade mas com características de uma cozinha evoluída e dinâmica.

E porquê este livro? À partida também parece um livro de receitas. Pois é, mas tão importante como as receitas, é a escrita em forma de entrevista onde o Vitor Sobral comunica a sua ligação com a cozinha, os seus passos, e a sua consolidação.

O livro começa com um prefácio do próprio Vitor, no qual afirma ser necessário, lê-lo, para entender o livro. Depois segue-se um texto intitulado “O cozinheiro completo”, da autoria do brilhante investigador e escritor de gastronomia, J.A. Dias Lopes, que descreve o autor e caracteriza a sua cozinha. É também Dias Lopes quem conduz a entrevista com Vitor Sobral, e possivelmente a melhor parte do livro. Se as perguntas são diretas e parecerem complexas, são uma excelente oportunidade para Vitor Sobral se definir, explicar, descomplicar e, no fundo, transparecer a sua carreira e as várias etapas do seu percurso para evidenciar aonde chegou a sua marca. Até mesmo quando lhe é perguntado se “há limites para a criação culinária”, e depois sobre a lusofonia e a miscigenação na culinária que permite a Vitor Sobral assumir o seu orgulho de ser português. Sobre as receitas direi pouco. Novidades de uma cozinha regional ao encontro de outros produtos, outras montagens, outros paladares e mais descobertas. Parabéns.

Acresce que este livro é um objeto esteticamente feliz. A paginação e as fotografias. Para quando a venda em Portugal?

 

 © Virgílio Nogueiro Gomes