Boire les épices
Este é o título de um livro escrito por Mathilde Roellinger e Beena Paradin Migotto, com fotos de Anne-claire Héraud, publicado pela editora Ulmer, Paris, em abril de 2025. Parece estranho irmos beber especiarias, mas é um livro bem a propósito dos tempos de verão, e especialmente em férias.
As especiarias que sempre foram utilizadas no oriente provocam uma grande curiosidade quando se inicia o seu comércio globalizado. Aos portugueses se deve a sua difusão pelo mundo desde o século XV e XVI. As especiarias não alteraram muitos os hábitos alimentares dos portugueses dado que as especiarias eram objeto de comércio internacional e vendidas a preços tão altos que a maioria da população não tinha acesso. As especiarias terão começado por ir à mesa do reis ou de famílias abastadas. Os tempos mudaram e, atualmente, receituário popular não abdica da canela como por exemplo nos vários arrozes doces ou doces populares como os “Económicos” ou a “Bola Doce Mirandesa”.
Qual o propósito das autoras deste livro? Dar uma nova utilização às especiarias e fazer com que elas possam entrar no nosso quotidiano. As autoras escreveram: “Beber as especiarias, é um convite a ver as especiarias de outra forma”. E, de facto, dão um conjunto de receitas, 74, para novas utilizações das especiarias.
O livro é composto pelos seguintes capítulos: “Caderno técnico”, “Águas perfumadas”, “Limonadas e laranjadas”, “Cerveja de gengibre”, “Sumos de frutas com especiarias”, “Bebidas lácteas”, “Infusões quentes”, “Cafés”, “Chás” e “Aperitivos sem álcool”. Ainda “Inventar o seu cocktail” e “Concordância entre alimentos e bebidas”. Muito por onde escolher! Um livro surpreendente.
As autoras fazem também uma breve resenha de todos os produtos usados nas preparações e como se devem adquirir, bem como de materiais necessários.
Para vos abrir o apetite escolhi apenas duas receitas que vos traduzo:
“Limonada gasosa com rosa, cardamomo e funcho.
Numa garrafa deitar xarope de especiarias. Juntar água de rosas e sal. Juntar sumo de limão obtido na hora, e água com gás. Servir de imediato com cubos de gelo e juntar pétalas de rosa secas ou botões de rosa.”
“Sumo de tomate com especiarias”
Preparar um sumo de tomate fresco. Juntar noz moscada raspada e vinagre de Jerez. Misturar num copo de misturas longo. Deitar em copos que previamente foram colocados no congelador com cubos de gelo.”
Gostaria muito que este livro viesse traduzido para o mercado de língua portuguesa.
Bom apetite!
© Virgílio Nogueiro Gomes
- Fotos de © Anne-Claire Héraud digitalizadas a partir do livro